NOTÍCIAS » #MEOUÇA É ASSINATURA DA CAMPANHA NACIONAL DO MOVIMENTO MAIO AMARELO EM 2019

Parceria entre OBSERVATÓRIO e ANFAVEA resultam numa reflexão sobre o sentido da vida no trânsito

Em mais um ano, a aliança para despertar a sociedade para um trânsito mais seguro está mantida: o OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV) e a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) lançam oficialmente a campanha do Movimento Maio Amarelo 2019, cujo mote é NO TRÂNSITO, O SENTIDO É A VIDA" e, por intermédio das crianças, sob a assinatura "#MEOUÇA, levará à sociedade reflexões sob o comportamento seguro no trânsito.

A ANFAVEA é a patrocinadora da campanha nacional, que conta este ano com o apoio oficial do Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

As peças da campanha #MEOUÇA são disponibilizadas em alta resolução no site do Maio Amarelo (www.maioamarelo.com) para uso gratuito de empresas, entidades, municípios, grupos e fomentadores do trânsito mais seguro e humano. Os materiais disponíveis incluem peças publicitárias, spots de rádios e posts para redes sociais. Para usar, basta acrescentar o logo da instituição que representa e utilizar a campanha livremente.

Clique aqui e acesse a prévia dos conteúdos!

Sobre o mote 2019
O OBSERVATÓRIO desenvolveu o mote com a proposta que os adultos ouçam o conselho dado por uma criança, que com sua ingenuidade e inexperiência perante a vida, tem uma percepção e absorção do que é certo e errado com mais eficácia, sem filtros.

A campanha teve sua inspiração nos cinco sentidos humanos, numa alusão à sinalização de trânsito. Ou seja, o trânsito é feito de sentidos. Para utilizá-lo, é preciso entender todos eles. Uma seta no carro da frente indica para onde ele vai virar. Um pedestre com a mão estirada na faixa de pedestre transmite o sentido de que ele quer efetuar a travessia. Só que, de sentido em sentido, fomos ficando egoístas e causando acidentes. Acabamos esquecendo um sentido muito importante: a audição. Precisamos voltar ao começo e ouvir os conselhos de quem não sabe mentir, e conhece muito bem o que certo e o que não é: as crianças. Mas qual é o sentido de ouvir o conselho de uma criança? A resposta é pura e simples: O sentido é a vida.

No trânsito, o sentido é a vida
Este ano, a sexta edição do Maio Amarelo traz o tema No trânsito, o sentido é a vida, aprovado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e recomendado na Resolução nº 771, de 28 de fevereiro de 2019.

Assim como em 2018, o tema escolhido propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro. O mote sugerido pelo OBSERVATÓRIO também foi validado pela Associação Nacional de Detrans (AND), que o apresentou durante reunião geral.

De acordo com o OBSERVATÓRIO, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para Ramalho, a maioria dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo, reforça.

Abertura em Minas Gerais
A abertura oficial da Campanha Maio Amarelo 2019 em Minas Gerais já tem data e local definidos: dia 29/04/19, em Belo Horizonte-MG e nesta ocasião o vídeo oficial de 2019 será apresentado e distribuído a todas as entidades públicas e privadas para uso irrestrito e gratuito em suas comunidades.

Já o encerramento, com a premiação Destaques Maio Amarelo 2019, acontecerá no dia 28/06/19, em Natal-RN. Nesta ocasião, serão condecoradas as iniciativas / ações de empresas, entidades do setor público e sociedade civil organizada, que mais se destacaram.

Os eventos reunirão autoridades do setor de Trânsito e Mobilidade Urbana de todo o país.

Para saber mais sobre Maio Amarelo, acesse: www.maioamarelo.com

25 abr 2019 - Comunicação - Siprocfc-MG / com Maio AmareloVoltar