NOTÍCIAS » 13º SEMINÁRIO DE GESTÃO E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA CFC: EMPRESÁRIOS SE REUNIRAM EM BH

O 13.º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito foi realizado, na última sexta-feira (24/11/17), no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte. O evento, que foi organizado pelo Siprocfc-MG com patrocínio das empresas (em ordem alfabética): Assunção Digital, Berdine Seguros, Bradesco, Icetran, Pin Pag, ProSimulador, Scanydrive, Tecnodata e apoio institucional da Fecomércio-MG e do Sesc, recebeu cerca de 250 pessoas para debater assuntos de interesse da categoria, esclarecer dúvidas, trocar experiências, conhecer novas oportunidades e produtos para o setor.

Durante todo o dia de trabalho, otimismo e busca por conhecimento eram visíveis nos participantes. Muitos deles viajaram quilômetros para estarem presentes no maior evento da categoria em Minas Gerais. Foram muitos CFCs do interior este ano. Para o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, o Seminário deste ano foi um dos mais ricos em conteúdo, tendo em vista tantas mudanças que estão ocorrendo nacionalmente, como a reforma trabalhista, e especificamente no setor, como as mudanças que ocorrerão em breve nas Resoluções 168 e 358.

Logo nos discursos de abertura, uma informação importante para os CFCs. A chefe da Coordenação de Educação para o Trânsito (CET) do Detran-MG, Dra. Ângela Braga, afirmou que o órgão conseguiu uma verba para requalificação dos CFCs que não atingirem a meta de 60% de aprovações, o que não era realizado desde 2012.

Palestras
Na primeira palestra, o professor dos cursos de MBA do Senac, Rodrigo Carneiro, ressaltou a importância do associativismo e pincelou alguns conceitos e dicas do mundo do marketing. Não existe negócio mágico, existe planejamento, afirmou em suas primeiras palavras ao microfone. A intertextualidade presente em sua exposição, agradou aos participantes e levou todos a refletirem sobre o papel de cada um em suas empresas. O paralelo com a história dos três porquinhos caiu na graça do público, ao constatarem que quem constrói com solidez, não cai fácil. Para finalizar, o professor convidou os empresários a pararem de trabalhar com a ideia de sorte, azar ou destino. Devem introduzir em seus CFCs a ideia de decisão, estratégia e trabalho.

Com mediação do diretor Marcelo Lima, ao fim da explanação, perguntas foram feitas ao professor, que as respondeu prontamente.

Fluxo de caixa, Necessidade de Capital de Giro (NCG), linha de crédito, rentabilidade, lucratividade, entre outros conceitos, podem ser relembrados na palestra do professor que você confere ao clicar aqui!

Como gancho da palestra do professor Rodrigo Carneiro, que incentivou o associativismo para maior poder de compra e negociação, o presidente do Siprocfc-MG lembrou aos participantes que diversos Centros de Compartilhamento de Legislação já existem e estão dando certo no Estado e que os demais empresários presentes deveriam pensar em fazer o mesmo.

Pouco antes do coffee break houve a entrega simbólicas das doações socais (leia mais abaixo sobre a responsabilidade social do Siprocfc-MG, presente em todos os eventos do sindicato) e a apresentação teatral "Ser Tão Minas", da companhia de teatro do Sesc, em que quatro atores retrataram algumas passagens históricas do nosso rico Estado.

Na segunda parte do evento, os advogados Dr. Paulo Romualdo (do Siprocfc-MG) e Dr. Tiago Magalhães (da Fecomércio-MG) apresentaram os principais pontos da reforma trabalhista e as inovações das relações de trabalho com as propostas que entraram em vigor em novembro deste ano (leia mais sobre este assunto na mais recente edição da revista do Siprocfc-MG. Clique aqui! Páginas de 10 a 13) (Clique nos nomes de cada advogado para ter acesso às palestras de cada um deles!)

Os representantes do Detran-MG, Wagner Félix, assessor da Divisão de Habilitação (DH); Sebastião Ferraz, chefe da Seção de Supervisão e Controle de Aprendizagem (SSCA, também conhecido como Setor de Autoescolas); Rodrigo Comini, chefe da Seção de Controle de Clínicas; e Dr. Messias Diniz, chefe da Divisão de Seleção Médica e Psicológica esclareceram dúvidas dos participantes. Em um dos momentos em que mais foi aplaudido, Wagner Félix afirmou que fará uma instrução normativa para que se evite problemas com a apresentação da carteira de identidade na hora do exame prático.

Ao lado dos representantes do Detran-MG na mesa estava o engenheiro e especialista multidisciplinar em trânsito, Celso Mariano, representando o Portal do Trânsito. Ele apresentou números e curiosidades sobre o trânsito brasileiro e de outros países e também falou sobre as mudanças nas legislações que regem o setor, especificamente sobre as Resoluções 168 e 358.

Ao final do evento, foi exibido um vídeo do coordenador de Educação para o Trânsito do Denatran, Dr. Francisco Garonce, que em oito minutos passou um recado aos CFCs mineiros e falou sobre as mudanças nas Resoluções.

Perguntas não respondidas

As perguntas por escrito, feitas durante o 13.º Seminário, e as procedentes do formulário lançado antes do evento, serão respondidas, em breve, aqui no site do sindicato. A diretoria fará a compilação, vai colher as respostas e elaborar a melhor forma de divulgá-las. Aguardem!

Prêmios
O 13º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para CFC foi palco da entrega das placas, certificados e premiação do IX Prêmio Siprocfc-MG de Educação no Trânsito. (Clique aqui e saiba o resultado!)

Responsabilidade social
O Siprocfc-MG recebeu pacotes de fraldas geriátrica e infantil e litros de leite longa vida, dos associados participantes, que levaram os itens em troca das inscrições pagas. Estas foram doadas ao Núcleo Assistencial Caminhos para Jesus e para o programa Mesa Brasil do Sesc.

Revista Siprocfc-MG
O 13º também foi o momento escolhido pelo Siprocfc-MG para lançar a segunda edição da Revista do Siprocfc-MG. Quer um exemplar? Faça contato através do email [email protected] e saiba como resgatar o seu! Se preferir, pode fazer o download do PDF, clicando aqui!

Clique aqui e veja as fotos oficiais do 13º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para CFC

crédito da foto nesta notícia: Ana Flavia Jacques

Certificado de participação
Se você quer ter o certificado virtual e o impresso de participação do 13º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para CFC, envie um e-mail para [email protected] e informe:
nome completo:
CPF:
Razão social do CFC:
E-mail cadastrado no ato da inscrição:
Telefone:

Endereço (para o caso de vertificado impresso):


27 nov 2017 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar