NOTÍCIAS » ADAPTAÇÕES PARA REGULARIZAÇÃO DE MOTOFRETISTAS COMEÇAM EM ITUIUTABA

Segundo Departamento de Trânsito, prazo vai até 24 de agosto. Pré-requisitos incluem ter 21 anos, CNH há dois anos e curso de transporte.
As adequações para a regularização da profissão de motofretista estão em vigor em Ituiutaba. Para estarem regulares, os profissionais devem utilizar veículos com menos de dez anos de uso e adaptar protetor para pernas e dispositivo para evitar acidentes com linha de cerol. A determinação do Departamento de Trânsito e Transportes de Ituiutaba (DTTI) é de que as normas sejam cumpridas até 24 de agosto.
Os condutores também devem cumprir algumas exigências como ter idade mínima de 21 anos, estar habilitado há dois anos e realizar curso especializado para o transporte de mercadorias. A regulamentação está sendo feita com base em leis federais e em resoluções do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A desobediência poderá resultar em advertência, suspensão da autorização/credencial de tráfego e cassação do alvará.
O motofretista Danilo Bueno tem 18 anos e trabalha na entrega de gás de cozinha. A idade é motivo de preocupação. “Tem muita gente precisando trabalhar, sustentar a família e ajudar os pais. Com esses documentos, não tem como trabalhar”, disse.
Já para o diretor do DTTI, Luiz Manoel Carvalho Parreira, o transporte inadequado de mercadorias em motocicletas que levam uma caixa presa à garupa apenas com uma cordas merece atenção. A situação pode ser aumentar riscos de acidentes. Segundo o diretor do DTTI, a maior parte das regras não deverão ser revistas. “A finalidade da implantação dessa lei é regulamentar o que já existe e está sendo feito de modo irregular”, disse.
Na panificadora onde Antônio Bueno trabalha, as entregas são divididas entre ele e outros quatro motofretistas. “Começamos a partir das 5h e paramos às 18h, são muitas entregas”, disse. Dono de uma rede de farmácias, o empresário Sebastião Lacerda utiliza 15 motocicletas para entregas. O custo para as adequações é de cerca de R$ 5 mil. “Significa segurança para o condutor e para empresários”, afirmou.
11/06/2014 16h34 - Atualizado em 11/06/2014 16h34
Do G1 Triângulo Mineiro

Foto (crédito): Reprodução/ TV Integração

16 jun 2014 - Site G1 (Triângulo Mineiro)Voltar