NOTÍCIAS » ALMG ASSINA APOIO A MAIO AMARELO

Movimento pretende realizar campanhas de conscientização por trânsito mais seguro.

Educação e investimento em transportes coletivos foram duas das soluções consideradas importantes para reduzir o número de acidentes de trânsito pelos convidados de reunião realizada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na noite desta segunda-feira (9/5/16). O encontro, realizado pela Comissão de Assuntos Municipais e Regionalização, marcou a adesão da ALMG ao Movimento Maio Amarelo, que pretende unir sociedade civil e poder público em ações de conscientização por um trânsito mais seguro. O presidente,  Alessandro Dias, esteve presente representando o Siprocfc-MG.

Durante o evento, o deputado Fred Costa (PEN), presidente da comissão e autor do requerimento que deu origem à reunião, assinou carta de adesão ao movimento. Também foi inaugurada, no Espaço José Aparecido de Oliveira, iluminação especial, em amarelo, que simboliza o apoio. Fred Costa apresentou os números de acidentes de trânsito, que chegam a matar no Brasil 50 mil pessoas por ano, para falar da importância do trabalho.

Ele comparou as estatísticas com catástrofes que mobilizam a sociedade, como o tsunami de 2011 no Japão, que fez 15 mil vítimas fatais, e reforçou que a violência no trânsito toma contornos de tragédia. Trazer discussao para casa e contribuir verdadeiramente. “Por isso, vamos trazer essa discussão para a Casa Legislativa e buscar contribuir verdadeiramente para a solução do problema”, disse.

O movimento, a partir de ações coordenadas conduzidas pelo poder público e pela sociedade civil, pretende engajar a sociedade com uma série de ações educativas sobre a segurança viária, seguindo o modelo de campanhas como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, que abordam, respectivamente, os cânceres de mama e de próstata. Em sua 3ª edição, o trabalho é parte de um esforço global encabeçado pela Organização das Nações Unidas (ONU), que definiu o período entre 2011 e 2020 a Década de Ações para a Segurança no Trânsito.

O defensor público Camilo Prates de Almeida reforçou que parte da solução está em investir em sistemas de transporte público eficientes em detrimento dos transportes individuais. “Os presidentes brasileiros costumam ter seus lemas. Um deles, Washington Luiz disse, na década de 1930, que governar era abrir estradas. Foram escolhas como essa que nos trouxeram para esse quadro de hoje, com as estatísticas tristes de mortes”, disse.

A coordenadora do Movimento Maio Amarelo em Minas Gerais, Roterta Torres, ressaltou o aumento da adesão nos três anos da campanha e disse que em Minas Gerais todos os órgãos e empresas que atuam no trânsito já firmaram parcerias. Ela salientou a importância da educação para mudar o atual quadro e disse que é importante que cada um reflita sobre sua responsabilidade por um trânsito mais seguro.

A representante do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/ MG), Jacqueline Bernardes, lembrou que, desde a última sexta-feira (6), usar o celular durante a direção se tornou uma infração gravíssima e a multa chegará a mais de R$ 300.

O presidente da ALMG, deputado Adalclever Lopes (PMDB), enviou uma carta, lida pelo deputado Fred Costa, na qual manifestou seu apoio à campanha e disse que a Casa vai trabalhar na produção de leis que ajudem a construir um trânsito mais seguro.

09/05/2016 20h32

10 mai 2016 - Assembleia Legislativa de Minas GeraisVoltar