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Alunos terão aula de trânsito
Pedro Rocha Franco
Juarez Rodrigues/EM/D.A Press
A estudante Tainará Almeida, de 9 anos, aprendeu na Transitolândia a respeitar a faixa de pedestres

Noções básicas de trânsito devem fazer parte do currículo dos estudantes do ensino fundamental da rede estadual de educação a partir do ano que vem. Além de geografia, matemática, história e línguas, as crianças de 1ª a 4ª série aprenderão como atravessar a rua, a respeitar as placas de sinalização e a importância de usar o cinto de segurança. Numa parceria entre a Secretaria Estadual de Transportes e Obras Públicas (Setop) e a Secretaria Estadual de Educação (SEE), 2 mil professores serão capacitados para formar uma geração consciente de condutores.

A partir de setembro, os educadores devem participar de treinamento virtual. Durante 30 dias eles participarão de um curso a distância e, com o início do ano letivo de 2010, a disciplina passa a integrar o currículo da rede estadual. O projeto-piloto deve valer para uma parcela dos colégios e, gradualmente, será expandido. Segundo o secretário-adjunto da Setop e diretor-geral do Departamento de Obras Públicas, João Fleury, o processo visa à formação de uma geração mais educada de motoristas, para garantir mais segurança nas ruas e rodovias no futuro. “É a melhor faixa etária para ser treinada. Quando se educa a criança, costuma-se ter resultado no futuro. Conhecimento sobre o trânsito não é só para quem vai dirigir um carro. É preciso que todos saibam atravessar a rua sobre a faixa de pedestres e usar a passarela”, afirmou ontem durante o seminário Segurança viária – O desafio da redução dos acidentes rodoviários.

Técnicos da pasta estadual de Educação participaram da elaboração do conteúdo programático durante o evento. Eles devem orientar 97 educadores das 46 regionais da secretaria na capital e no interior e esses devem multiplicar os ensinamentos para toda a rede. Segundo a superintendente de Recursos Humanos da SEE, Maria de Fátima Perillo de Pàula, a disciplina deve funcionar para sensibilizar as crianças. “As lições de trânsito, além de ser um importante passo para o futuro, servem para os filhos educar os pais”, diz.

A aluna da Escola Municipal Armando Ziller, Tainará Silva de Almeida, de nove anos, está aprendendo a andar de bicicleta, mas, por causa do conflito com os carros perto de casa, é orientada pelos familiares a tomar cuidados para não ser atropelada. “Preciso ficar alerta e olhar para os dois lados quando atravessar a rua”, conta sobre o aprendizado que teve ontem no espetáculo de circo do programa Transitando Legal, da BHTrans. Anualmente, 60 mil alunos das redes municipal, estadual e particular, com idade entre seis e 14 anos, são orientados sobre o trânsito.

ESTRATÉGIA Segundo o professor da Universidade de São Paulo (USP) e consultor do Banco Mundial, Coca Ferraz, não tem segredos para deter a tragédia víária dos acidentes. Três fatores são essenciais: estradas mais seguras; educação no trânsito e fiscalização eficaz, mas é preciso de coordenar as estratégias. “Muitas vezes se gasta milhões na recuperação da rodovia, mas, por exemplo, a simples instalação de defensas em pontos críticos pode solucionar o problema”, afirma.

A proposta é criar um comitê estadual para reunir as principais entidades de trânsito e transporte responsável pelo planejamento e, em conjunto, pensar os gastos.

Além de ter a maior extensão entre os estados, a malha federal corresponde a 70% do movimento das estradas mineiras e recebe veículos de todas as regiões do país. Dados PRF apontam crescimento das colisões e mortes nos sete primeiros meses do ano em comparação com mesmo período do ano passado. Até julho, foram 647 fatais nas BRs que cortam o estado, enquanto, em 2007, foram 564. O número de acidente subiu de 1.786 para 13.052.
21 ago 2009 - ESTADO DE MINASVoltar