NOTÍCIAS » APLICATIVOS AUXILIAM MOTORISTAS E USUÁRIOS DE TRANSPORTE PÚBLICO EM BELO HORIZONTE

Congestionamentos quilométricos, ônibus lotados ou atrasados e lugares onde parece impossível chegar. Quem convive com o trânsito, seja ao volante seja utilizando o transporte coletivo, sabe da rotina, muitas vezes estressante, que ele nos impõe. Para driblar essas barreiras e facilitar o dia a dia, uma alternativa é usar os benefícios da tecnologia e se aliar aos aplicativos.
Entre os motoristas, um dos mais populares é o Waze. Criado há quase quatro anos, o app é gratuito e já foi baixado por mais de 10 milhões de pessoas. Braço direito de muita gente, há quem não saia de casa sem consultá-lo. É o caso da estudante Laura Vilela de Vasconcelos, de 25 anos. Para poupar tempo, fugir de congestionamentos e buscar rotas alternativas, ela confia no software.
“Meu namorado mora bem longe de mim e sempre caía em engarrafamentos quando ia encontrá-lo. Agora, para onde ele (o aplicativo) me mandar, eu vou”, diz, referindo-se aos caminhos sugeridos pelo programa. O Waze funciona como um GPS comum e é colaborativo, ou seja, os usuários são quem o abastece. Ele indica caminhos novos, mostra onde há trânsito pesado e até acidentes.
Tecnologia facilita mobilidade
Para descobrir rotas alternativas e fugir de congestionamentos, Laura usa o Waze, aplicativo colaborativo que funciona como um GPS. Foto: Wesley Rodrigues/ Hoje em Dia
Sem surpresas
Do outro lado, para auxiliar quem perde muito tempo esperando o ônibus ou quem muitas vezes sequer sabe qual linha utilizar para chegar no destino, o Moovit é uma verdadeira “mão na roda”.ançado em 2012 – em BH, no ano passado –, o aplicativo simplifica a utilização do transporte coletivo e dá mais agilidade para quem não tem tempo a perder.
“Antes ficava procurando na internet tudo o que, hoje, faço por ele: ônibus próximos de onde estou, quanto tempo desejo caminhar até encontrar o destino, onde devo descer e até se o veículo que está se aproximando vem cheio ou vazio”, comenta o estudante Nelson Antônio Sinis Júnior, de 18 anos, usuário fiel do aplicativo.
Em moldes semelhantes aos do Waze, o Moovit também é alimentado pelos usuários, que compartilham informações sobre engarrafamentos, acidentes e lotação dos veículos. Mais de 5 milhões de pessoas utilizam o aplicativo.
Para que pega carona também há opção. Em Belo Horizonte, a novidade é o Zumpy. O software funciona de maneira simples: o usuário faz o download e se cadastra a partir de uma rede social.
Depois, informa a rotina diária, como o horário em que sai e para onde vai, o trajeto percorrido e quando retorna. O programa indica amigos ou amigos de amigos com perfis parecidos. Também há a possibilidade de se inscrever em grupos de faculdades, empresas ou eventos.
Por enquanto, somente quem utiliza smartphones com sistema Android pode ter acesso ao app, que é gratuito. A expectativa é a de que até o fim desta semana a Apple Store também disponibilize o software.
Conheça alguns aplicativos que podem te ajudar no trânsito:
Moovit
É indicado para usuários do transporte coletivo e funciona em mais de 90 cidades como BH, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Ele indica a melhor rota para chegar a diferentes destinos, opções de ônibus para cada um deles e ainda alerta sobre o ponto mais próximo de embarque e desembarque da linha desejada. Está disponível para download nos sistemas iOS e Android e é gratuito
Trânsito BH
Apresenta as condições do trânsito de Belo Horizonte em tempo real a partir de imagens geradas minuto a minuto pela BHTrans. Pelo aplicativo é possível ter acesso a câmeras de 35 pontos da capital como o Complexo da Lagoinha, diferentes cruzamentos da avenida do Contorno, praças Sete e da Liberdade. Gratuito, pode ser baixado, por usuários dos sistemas iOS e Android
Mãos no Volante
O app ajuda a evitar o uso do celular enquanto a pessoa dirige. Após ser programado, ele bloqueia automaticamente qualquer ligação que é feita no período em que a pessoa estiver em trânsito. Além de mandar a chamada direto para a caixa postal, o programa envia uma mensagem personalizada para quem chama. Por enquanto, o software só está disponível para quem usa Android.
22/09/2014 07:46 - Atualizado em 22/09/2014 07:46
Patrícia Santos Dumont - Hoje em Dia

Foto (crédito): Samuel Costa/ Hoje em Dia

23 set 2014 - Site Hoje em DiaVoltar