NOTÍCIAS » ATÉ 3.000 KM DE AULAS: COMO É TIRAR A CNH AO REDOR DO MUNDO

Enquanto no Brasil um projeto quer eliminar a necessidade de frequentar autoescolas, na França é preciso rodar milhares de quilômetros antes de poder fazer a prova. Confira os exames de direção mais fáceis e mais difíceis ao redor do mundo.

O deputado Kim Kataguiri apresentou um projeto de lei que permitirá tirar a CNH sem frequentar autoescola. Na redação do projeto, sugere-se “que a instrução dada a futuros condutores de veículo automotores possa ser feita de forma privada, sem que haja necessidade do candidato frequentar uma autoescola”. A alegação do deputado é que, com tal medida, pretende-se “tornar o processo para obtenção da CNH menos burocrático e custoso.”

Para obter a CNH no Brasil hoje, é obrigatório fazer exames psicotécnico (que envolve lógica) e um exame médico. Para poder realizar o exame teórico, é preciso ter feito um mínimo de 45 horas de aulas teóricas. O teste tem 30 questões, mas você precisa acertar só 21 para passar (70%).

Para a prova prática, é obrigatório um mínimo de 15 horas de instrução em um carro. Durante o teste, que é rápido (cerca de 10 minutos) um examinador o acompanha em uma série de manobras. Em diversas regiões do Brasil, cerca de 70% dos candidatos não passa de primeira, segundo reportagens veiculadas pela imprensa.

Uma consultoria britânica fez uma pesquisa em 193 países e elencou os processos e exames para obtenção da CNH mais fáceis e mais difíceis do mundo. Confira:

Os exames de direção mais fáceis do mundo

Egito
Até recentemente, os motoristas egípcios tinham apenas que dirigir 6 metros para a frente e para trás 6 metros para passar no teste. Agora, ele foi dificultado com a adição de uma prova teórica com dez questões.

Filipinas
O teste prático nas Filipinas exige dar uma volta em uma trajeto predefinido que envolve apenas conversões à direita.

Uganda
A prova teórica de Uganda tem 30 questões, mas você só precisa acertar 25% delas (8) para passar.

México
Em alguns estados mexicanos, você só precisa passar no exame teórico para tirar a CNH. Isso inclui o Estado do México e a Baixa Califórnia. Até 2018 você não precisava fazer nenhum teste para obter a licença.

Colômbia
O teste prático de direção tem pontuação de zero a dez, e você só precisa tirar 5 para passar!

Índia
Durante a prova prática da Índia, os alunos só precisam dirigir em linha reta, virar à esquerda e parar depois de 50 metros para passar.

Sudão do Sul
Os motoristas do Sudão nem sempre precisam fazer um teste prático: basta provarem que estão “aptos para dirigir”.

Burundi
Muitas pessoas dirigem sem carteira de habilitação, e aqueles que a possuem não precisam fazer nenhum treinamento ou aula.

Indonésia
Você só precisa acertar 21 questões de 30 para passar no teste teórico, e o teste prático para tirar a CNH envolve tarefas simples como dirigir para frente, em marcha à ré e subir e descer ladeiras.

Honduras
Historicamente, você não precisava passar em um exame para obter a carteira de habilitação. Mais recentemente, Honduras adotou um teste escrito simples, mas nenhum exame prático.

Os exames de direção mais difíceis do mundo

Japão
Os alunos de autoescolas no Japão precisam participar de de um “acampamento” por 26 horas. Os requisitos também envolvem um exame teórico, cinco dias de prática de direção, e, finalmente, um exame prático.

China
Na China, o exame teórico tem 100 perguntas e exige que você memorize 1.000, no total. Depois, há duas provas práticas separadas, seguidas por um teste teórico final.

Croácia
Os novos motoristas na Croácia precisam frequentar de 70 a 100 horas de autoescola obrigatória antes de tentarem o teste. O tipo de personalidade e a aptidão para dirigir também são avaliados.

Montenegro
No teste prático, os alunos só podem cometer três erros. Antes de obter a CNH, os candidatos também são examinados por um oftalmologista e por um psiquiatra.

Ucrânia
Os alunos que fazem o teste prático na Ucrânia só podem cometer dois erros, ou sofrem uma reprovação instantânea.

Austrália
Em certas regiões da Austrália, os alunos precisam de 120 horas de experiência com um instrutor antes de fazer o teste prático final para tirar a CNH.

Cingapura
Você precisa passar por dois testes teóricos intensos antes de se inscrever para o teste prático para tirar a CNH. Cada teste tem 50 questões e leva 50 minutos para ser concluído.

França
Os motoristas precisam percorrer 3.000 km ao volante com um instrutor antes de poderem fazer o teste prático.

Rússia
A prova teórica na Rússia permite apenas um erro em 20 questões de múltipla escolha. Há também dois testes práticos separados; um curso de direção com obstáculos e um exame na estrada.

Vietnã
O teste teórico do Vietnã tem 450 questões!

07 dez 2020 - MotorShow - Blog Sob RodasVoltar