NOTÍCIAS » AUTOESCOLAS DE TODO PAÍS SE REUNIRAM EM BELO HORIZONTE 

Evento nacional reuniu mais de 400 pessoas em dois dias de encontro e recebeu diversas autoridades de trânsito e políticos que declararam apoio à categoria

Belo Horizonte sediou o III Encontro Nacional das Autoescolas/CFCs, nos dias 8 e 9 de novembro, em estrutura que recebeu mais de 400 pessoas de 15 estados diferentes, ao longo dos dois dias. Com a presença de diversos empresários de CFCs de todo o Brasil, autoridades de trânsito, políticos, sindicatos estaduais e patrocinadores, o maior evento anual da categoria foi palco para a discussão de temas relevantes ligados ao setor, como o impacto das novas tecnologias na educação para o trânsito, as atualizações das normas que regem o setor e a necessidade de modernização do processo de formação de condutores.

“Alcançamos o objetivo de promover um evento de altíssimo nível, em que foram realizadas grandes discussões sobre a evolução do processo de formação de condutores, em todo o país. Certamente, vamos colher grandes frutos por todos os debates que aconteceram e teremos significativas evoluções em todo o Brasil”, declarou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, que também destacou a incomum presença de mais de um Detran em eventos de autoescolas: Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais, além da participação do ex-diretor do Detran-SP e ex-presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Ernesto Mascellani Neto. Fato que engrandeceu ainda mais o encontro.

Os painéis contaram com apresentação de palestras medidas sobre transformação digital e sua influência na formação dos condutores, como as novas tecnologias empregadas nos veículos podem impactar o trânsito, mudanças na legislação, gestão, novos negócios e marketing.

Processo legislativo

No painel 1 houve a discussão sobre o processo legislativo e como podemos evoluir e atuar para avançar nas pautas positivas no Congresso, com a participação do advogado sênior da Confederação Nacional do Comércio (CNC), e do representante do jurídico da Feneauto, Dr. Jean Rafael, com a mediação do presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino dos Condutores de Veículos Motorizados do Estado do Rio de Janeiro (Sindaerj), André Mello.

Fim do Detran-MG
Como pauta local, o painel 2 deu destaque a um dos assuntos que mais tem causado dúvidas às autoescolas de Minas Gerais, a mudança da gestão do trânsito mineiro. Do antigo Detran-MG, atualmente a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), vinculada à Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), passou, em abril deste ano, a ter a competência para gerir o trânsito e credenciar autoescolas e empresas parceiras em Minas Gerais.

A superintendente de Habilitação da CET-MG, Christiane Bolda Lazzarotti, apresentou as mudanças na estrutura do atual órgão de gestão do trânsito mineiro, esclareceu dúvidas dos presentes e explicou quais serão os próximos passos da transição das competências do novo órgão, após a fase de diagnóstico. Ela também anotou demandas emergenciais para evolução do processo de formação de condutores no Estado.

Demais painéis
O painel 3 convidou os presentes a repensarem as estratégias e o uso das ferramentas de marketing para atrair os clientes para o CFC. A apresentação foi do jornalista e palestrante Leonardo Bianchi do Senac, com a mediação da consultora Juliana Marim do Sindicato dos Centros de Habilitação de Condutores Auto e Moto Escolas do Estado do Rio Grande do Sul (SindCFC-RS).

As mudanças e o futuro da formação e exame teórico foram os temas do painel 4, com o representante do Detran/RS, Jonas Bays, e mediação da presidente do Sindicato dos CFCs do Estado de Sergipe (Simpase), Luciana Costa Araújo.

No segundo dia do evento, o ex-diretor do Detran-SP e ex-presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND), Ernesto Mascellani Neto, deu sua contribuição no painel 5 ao falar sobre os desafios da modernização aliados às novas tecnologias na formação e na prova prática. Também participou da discussão o especialista em Trânsito e influenciador do maior canal de Trânsito do País, Ronaldo Cardoso. A mediação foi do presidente do Sindicato dos Centros de Habilitação de Condutores Auto e Moto Escolas do Estado do Rio Grande do Sul (SindCFC-RS), Vilnei Sessim.

O painel 6 teve como tema os desafios para a formação em duas rodas, com o reconhecido consultor de Segurança Viária, Wilson Yasuda, da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e o coordenador de Habilitação do Detran/PR, Larson Orlando. A mediação foi da especialista em Trânsito e palestrante, Roberta Torres.

Palestra Magna
Para aprimorar os conhecimentos em tecnologia, os presentes tiveram a oportunidade de assistir à palestra magna, com o co-fundador da empresa PicPay, que desenvolveu um aplicativo de serviços financeiros. O empreendedor e investidos Diogo Roberte falou sobre o futuro inteligente além da inovação.

III Encontro Nacional das Autoescolas
O III Encontro Nacional das Autoescolas foi organizado pela Federação Nacional das Autoescolas (Feneauto) e Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores de Minas Gerais (Siprocfc-MG), com parceria cultural e educacional do Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Confederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) e Sindicatos Empresariais.

As empresas patrocinadoras foram: Itrânsito, Caeptox, PinPag, UniCFC, PeçasBitts, Bludata, Central de Benefícios, Icetran e Drivin Sistemas. Um agradecimento especial às empresas Centec e Adaptar Veículos, por terem disponibilizado prêmios para sorteio, e à agência de marketing Tags Criativa, pelo desenvolvimento da identidade visual do evento e produção de artes para a divulgação do evento.

Doações de caixas de leite foram recolhidas no dia do evento e direcionadas ao Sesc Mesa Brasil, programa de segurança alimentar e nutricional, composto por ações educativas e de distribuição de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas que ainda podem ser consumidos.

A intervenção do contador de causos, Marcelino Xibil, e a apresentação da Orquestra de Cordas do Sesc MG, deram o tom leve e descontraído ao encontro.

Agradecimentos
O Siprocfc-MG agradece enormemente a presença das diversas autoridades presentes, como o deputado estadual Oscar Teixeira (PP) e o vereador de Belo Horizonte Wesley Moreira (PP), além do apoio irrestrito da Fecomercio MG, por meio do Sistema Sesc Senac, que contribuiu diretamente para que o evento fosse um grande sucesso e enviou como representante seu vice-presidente, Júlio Gomes Ferreira.

“Agradecemos ao presidente da Fecomercio, Nadim Donato, que não mediu esforços para que o evento acontecesse, o que contribuiu com ainda mais importância ao evento. Desenvolveram um estande específico para o encontro, que foi muito procurado e fez muito sucesso”, destacou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.

Agradecimento especiais a toda a diretoria e equipe do Siprocfc-MG, que não mediram esforços para a realização do evento. E a todos os CFCs que se deslocaram de diversas partes do país. Muitos rodaram mais de mil quilômetros inclusive de carro.

13 nov 2023 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar