NOTÍCIAS » AUTOESCOLAS DENUNCIADAS SÃO SUSPENSAS EM UBERLÂNDIA MG

Autoescolas denunciadas são suspensas em Uberlândia, MG

Nove unidades foram denunciadas em suposto esquema de venda de CNH.
Instrutora foi presa e documentos e computadores apreendidos.

Do G1 Triângulo Mineiro

As unidades das autoescolas Silvana e Mundial em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tiveram o sistema decomunicação suspenso e uma instrutora foi presa na manhã de segunda-feira (13) durante a Operação "MãoÚnica", realizada pela Corregedoria da Polícia Civil (PC). O trabalho faz parte das investigações do supostoesquema de venda de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no município após denúncia veiculada naimprensa.
Por meio de nota, a Polícia Civil afirmou que a operação tinha o objetivo de cumprir 16 mandados de buscae apreensão e três de prisão temporária expedidos pela 3ª Vara Criminal de Uberlândia. Uma equipe doDepartamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) participou da ação e suspenderam por tempoindeterminado os trabalhos de nove Centros de Formação de Condutores (CFC) das duas autoescolas.
Segundo a Polícia Civil, dos três mandados de prisão uma instrutora foi presa e as outras duas pessoas nãoforam encontradas. Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão nos CFC das autoescolasSilvana e Mundial e outros em residências de investigados. Foram apreendidos documentos, computadores,entre outros objetos que serão encaminhados ao Ministério Público.
O G1 entrou em contato com a autoescola Silvana e os funcionários afirmaram que não tem ninguémautorizado a falar sobre o caso. O advogado Marcus Vinícius Sousa Rosa, que responde pela autoescolaMundial afirmou que ela vai continuar trabalhando, mas respeitando a notificação. “Vamos trabalhar dentroda lei. Ainda está em estudo a melhor forma de trabalhar, pois ela não foi fechada, apenas houve asuspensão do sistema”, disse. O advogado afirmou que vai tomar medidas legais para tentar reverter asuspensão na justiça.
O caso
O descredenciamento das autoescolas foi um dos pedidos feitos pela promotoria de Fiscalização da
Atividade Policial a representantes do Detran em Belo Horizonte no mês de julho após denúncias anônimasda fraude nas quais os alunos não aprovados nas provas eram aliciados a comprar as carteiras dehabilitação. Diante das denúncias, a promotoria entrou em contato com a chefia do Detran em BeloHorizonte para sugerir ao órgão o descredenciamento imediato das duas autoescolas denunciadas.
Os promotores GenneyRandro Barros de Moura e Adriano Bozola disseram que a denúncia veiculada naimprensa já era investigada desde setembro do ano passado. As verificações foram interrompidas em marçodeste ano, depois que informações sobre o procedimento vazaram e chegaram ao conhecimento dosenvolvidos. "O acordo era que apenas as pessoas que efetuassem um pagamento na ordem de R$ 1 mil eR$ 1,2 mil fossem aprovadas. Com as reprovações constantes, a pessoa se sentia acuada, precisando dodocumento, não via outra chance e acabava pagando por ele", explicou o promotor Genney.

17 ago 2012 - Do G1 Triangulo MineiroVoltar