NOTÍCIAS » BASTIDORES: COMO FOI A ORGANIZAÇÃO DO 9º SEMINÁRIO DE GESTÃO E EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO PARA CFC


Escolher o local, contatar fornecedores, preparar material. Saiba os detalhes da organização do maior evento que o SIPROCFC-MG organizou até hoje

Você sabe como o 9º Seminário de Gestão e Educação no Trânsito para CFC foi organizado? Maior evento realizado pelo SIPROCFC-MG até hoje, o seminário começou a ser preparado quatro meses antes de sua realização.

“Não é fácil organizar um evento para um público tão grande. A grandiosidade, o número de pessoas, a intenção de reunir tanta gente, os detalhes, a busca por palestrantes, por patrocínio. Tudo foi pensado e executado minuciosamente por nossa equipe e pelas empresas parceiras, desde a escolha do local, até a produção de pastas, canetas, buffet. Foi trabalhoso, mas muito gratificante”, afirma o presidente do sindicato, Rodrigo Fabiano da Silva.

O local escolhido foi o Sesc Palladium por ser um dos teatros mais amplos da cidade, que poderia comportar o maior número possível de representantes de CFCs. Mesmo assim, pelo limite na capacidade, teve que haver a restrição da participação de apenas uma pessoa por CFC (depois, as vagas que sobraram foram abertas aos demais interessados no último dia de inscrições). Para a gerente administrativo do sindicato, Jacqueline Mendonça, esta foi a primeira grande dificuldade da organização. “Não existe, em Belo Horizonte, locais para eventos de porte tão grande. O Sesc foi um dos maiores”, lembrou.

Com apoio institucional da Fecomércio Minas, Sesc, Sebrae-MG, Detran-MG e Feneauto, o objetivo do evento foi levar temas e assuntos para ampliar e atualizar o conhecimento dos empresários e profissionais dos CFCs. “A ideia é sempre inovar a programação, mas sem perder a essência que é a melhoria na administração das empresas e incentivo à responsabilidade social e educação no trânsito”, afirma o presidente.

O ideal de proporcionar um momento de conhecimento foi acatado por exatamente 1.257 pessoas que representaram os CFCs, segundo o relatório da empresa de credenciamento, além dos quase 200 profissionais envolvidos na organização, execução e finalização de cada detalhe do evento. “O auditório ficou lotado e o seminário atingiu todos os objetivos propostos. Quem não foi perdeu”, conta o presidente do sindicato.

O seminário foi realizado pelo SIPROCFC-MG, mas contou com o apoio do Detran-MG que entendeu que o momento era importante para reunir os CFCs mineiros e convocou a categoria a participar. Segundo o diretor-geral do órgão, Dr. Oliveira Santiago Maciel, o Detran-MG, há uma parceria profícua entre o sindicato e o Detran-MG. “A primeira preocupação é se o evento teria custo. Já que era gratuito, aproveitamos para dar ciência de algumas notícias do órgão e aproveitamos o seminário para transmitir aos CFCs”, explica Maciel ao se referir a anúncios importantes, como o de que, a partir do dia 2 de janeiro, o Detran-MG irá computar apenas duas reprovações por aluno para cada CFC.

Evento gratuito
Este ano, o evento pode ser gratuito por causa dos patrocínios conseguidos pelo sindicato. Diversas empresas parceiras bancaram a realização do evento e apresentaram seus produtos aos presentes. (Veja abaixo a relação dos patrocinadores e um pouco sobre cada um deles)

“Sem dinheiro, nenhum evento como esse poderia ser executado. Os patrocinadores foram importantes para ajudar nos custos da montagem do seminário”, relata a gerente administrativo Jacqueline Mendonça, que dá a dica para quem ainda não se associou:são muitos os benefícios: atendimento personalizado; renovação e emissão de credenciais de instrutores e diretores; averbação de certificados; renovação do alvará da empresa; consulta ao departamento jurídico, além de descontos em cursos, seminários, compra de material didático, veículos e possibilidade de usar as unidades sociais, de lazer e saúde do Sesc Minas.
“O SIPROCFC-MG foi criado para todos os CFCs, para que possam encontrar um parceiro que podem confiar, um porto seguro sempre pronto para incentivar suas conquistas, antecipar os próximos desafios do mercado, bem como resolver assuntos junto ao Detran-MG. É um espaço para o recebimento de sugestões, e não só críticas”, completa o presidente Rodrigo Fabiano.

Para filiar-se e ver a lista completa dos benefícios, clique aqui: http://bit.ly/1dNCa4b ou acesse o link “filie-se” do site.

Patrocinadores (em ordem alfabética)

Auto Clique – Empresa especializada em material didático e tecnologia para os CFCs. Comercializa tecnologia de ponta, auxiliando os alunos no ensino-aprendizagem e complementando as atuais técnicas didáticas utilizadas.

Auto Localizar – Empresa de prestação de serviços de rastreamento, controle e localização de veículos, com comunicação de dados de alta performance através de modernos equipamentos.

Centec – Escola de cursos para o trânsito, a instituição está no mercado há 20 anos. Já formou diversos profissionais no segmento, entre instrutores, examinadores, diretor de ensino, diretor geral, entre outros.

Controladorias: Protec (Divinópolis), PróTrânsito (Pouso Alegre) e Prótransitar (Governador Valadares) – São empresas voltadas para o segmento educacional. Oferecem cursos de formação e atualização para instrutor, diretor geral e de ensino.

Diretran Brasil – Empresa que oferece material didático e prestação de serviços para os CFCs, visando o alto grau de aproveitamento de instrutores e alunos. Oferece também material promocional, além do sistema Real Simulador.

Editora Contextual – Produz materiais utilizados em escolas de vários estados do Brasil. O compromisso com a educação é possibilitar uma ação pedagógica com vistas à transformação das teorias de aprendizagem modernas em práticas de sucesso.

Garra Volkswagen – Concessionária autorizada da Volkswagen, que pertence ao Grupo Bonsucesso. Atua no mercado desde 2004 e oferece negócios em soluções automotivas. Para os CFCs oferece descontos em veículos novos.

Griaule Biometrics – Sediada em Campinas, a empresa trabalha com pesquisa inovadora e é um dos principais fornecedores de tecnologia biométrica no país. O software de reconhecimento de impressões digitais é imprescindível nos CFCs.

Grupo Criar – Grupo de empresas pioneiras no desenvolvimento de softwares e sistemas de alta tecnologia. Oferece, entre outros, a ferramenta CNH System, que permite o acesso automático ao DetranNet e gerencia processos no CFC.

LV2 Seguros – Empresa de consultoria que diagnostica as necessidades dos clientes, elabora soluções sob medida e conduz ao desenvolvimento sustentado. Em parceria com a seguradora Allianz, oferece seguro total dos veículos de CFCs.

ProSimulador – Empresa que faz parte de um grupo tradicionalmente conhecido no mercado de tecnologia e desenvolve soluções para o setor de trânsito há mais de 26 anos. Oferece o hardware e o software para o uso do simulador veicular.

Strada Fiat – Concessionária autorizada da Fiat, que trabalha com venda de veículos, de peças e serviços de oficina. No mercado desde 1997, a empresa tem a missão de oferecer com excelência bons negócios em soluções automotivas.

12 dez 2013 - Comunicação - SIPROCFC-MGVoltar