NOTÍCIAS » BHTRANS INICIOU OPERAÇÃO "VOLTA ÀS AULAS"

A BHTrans iniciou hoje (03/08/15), a operação “Dê uma Lição de Cidadania na Volta às Aulas”, em Belo Horizonte. Agentes de trânsito da autarquia, com o apoio de guardas municipais, policiais militares e membros da Gerência de Educação no Trânsito irão marcar presença em 45 escolas da capital até 14 de agosto.

Segundo a BHTrans, a ação tem o objetivo de “conscientizar os motoristas e pedestres sobre a importância de adotar atitudes seguras no trânsito para a preservação da vida, do meio ambiente e a construção de uma cidade mais humana”.

Na porta de escolas, os agentes irão monitorar e operar o tráfego na porta das escolas, além de orientar sobre a maneira adequada de se comportar no trânsito ao levar filhos para a escola.

Veja abaixo algumas dicas:

Dicas para os motoristas e pedestres:
- Atravesse sempre na faixa de pedestre, pois é mais seguro;
- Nunca deixe as crianças desembarcarem no meio da rua;
- Lugar de pedestre é no passeio. Evite acidentes;
- Não pare no caminho das outras pessoas para não atrapalhar a passagem;
- No carro, use sempre o cinto. O cinto de segurança reduz em até 50% o risco de lesões graves ou fatais e deve ser usado tanto nos bancos da frente, quanto nos bancos de trás, mesmo em trajetos curtos;
- Use o cinto de segurança corretamente: por cima do ombro, nunca no pescoço ou debaixo do braço;
- As gestantes devem usar sempre o cinto, abaixo da barriga. Ele protege a mãe e o bebê;
- Crianças menores de 10 anos devem, sempre, viajar no banco de trás do veículo. De 0 a 1 ano no bebê conforto; de 1 a 4 anos na cadeirinha; de 4 a 7 anos no assento de elevação; e acima de 7 anos e meio com cinto de segurança.
- Nunca pare ou estacione em fila dupla e nas faixas de pedestre;
- Não estacione em esquinas, passeios, portas de garagens, vagas reservadas para pessoas com deficiência e para idosos, pontos de ônibus ou de táxis ou em outros locais proibidos;
- Não fale ao celular enquanto estiver dirigindo;
- Diminua a velocidade ao se aproximar das áreas escolares.

Hoje em Dia

Foto (crédito): Fláviio Tavares/Arquivo

03 ago 2015 - Hoje em DiaVoltar