NOTÍCIAS » BIOMETRIA PARA CATEGORIA A: DETRAN-MG DIVULGA MENSAGEM COM INFORMAÇÕES SOBRE INÍCIO DO PROCESSO

O Detran-MG começou a veicular, nessa segunda-feira (21/09/15), no Detran Empresas, uma mensagem que informa que, a partir do dia 1º/11/15, o órgão começará a exigir a biometria para a abertura das aulas na categoria A. A partir de dezembro, nenhum certificado será cadastrado sem a presença integral da biometria.

De acordo com o órgão, as aulas poderão ser abertas na sede do CFC para aulas em via pública ou nas pistas credenciadas pelo Detran-MG. Para as aulas em pista fechada (treinamento), podem ser abertas através da utilização de tokens (certificado digital).

Nas pistas não oficiais, utilizadas para treinamento em Belo Horizonte e Região Metropolitana, é necessária a autorização da chefia da Divisão de Habilitação do Detran-MG. No interior, a autorização será dada pelos delegados regionais. O pedido para vistoria deverá ser solicitado através do e-mail [email protected], que encaminhará para os delegados regionais as orientações necessárias para esse processo.

Segundo Wagner Félix, assessor da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor, as pistas de treinamento precisarão ter banheiro, computador, internet e todos os requisitos que constam na Resolução 168. Ele ainda afirma que o processo será implementado em todo o Estado, de forma geral.

A certificação digital poderá ser realizada, tanto pelo CPF do instrutor quanto pelo credenciamento do CFC. A única exigência é a utilização do token. Wagner conta que não será necessário o monitoramento das motos por GPS e nem a presença do diretor de ensino ou geral para a abertura das aulas. O instrutor poderá abrir até três aulas simultâneas (ou seja, para até três alunos no mesmo horário, porém em veículos diferentes desde que seja na motopista. Em via pública, somente um aluno por horário).

De acordo com Wagner, futuramente será necessária a presença de câmeras nas motopistas, mas esse processo ainda está sendo estudado.

Abaixo, a mensagem veiculada no pop up do Detran Empresas:

24 set 2015 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar