NOTÍCIAS » CANDIDATOS À CNH RECLAMAM DAS CONDIÇÕES DAS VIAS EM JUIZ DE FORA

Eles questionam falta de sinalização, mato alto e buracos em cinco bairros. Polícia Civil disse que estuda novos locais para a realização de exames.
Atualmente, Juiz de Fora conta com cinco locais onde são realizados os exames de direção para tirar a carteira de habilitação. São nos bairros Monte Castelo, Vivendas da Serra, Aeroporto, Bandeirantes e Parque Guarani. Além da tensão no dia da prova, os candidatos afirmaram que os locais estão mal sinalizados, com buracos e mato alto. O G1 ligou na Prefeitura e as secretarias responsáveis informaram que farão limpeza, serviço tapa-buraco e revitalização da sinalização horizontal e vertical nos locais.
A diarista Paulina Mariano de Almeida já fez cinco exames de direção na cidade. A última prova foi no Bairro Monte Castelo e segundo ela foi reprovada porque passou direto em um Pare, que está apagado. Paulina disse que havia apenas a placa vertical. “Tem a placa, mas a sinalização no chão também nos ajuda. Não apenas para os alunos de autoescola, mas para quem mora aqui e para as pessoas de fora que chegam ao bairro”, reclamou.
Outros candidatos também reclamaram da condição da sinalização nos bairros onde ocorrem as provas. “É um local muito deficiente em relação às placas. Tem muita árvore na frente, com a folhagem grande, e nós não conseguimos enxergar a sinalização. E aqui, por ser um local de exame, a atenção deveria ser redobrada”, disse a estudante Katherin Ferreira.
Para verificar as reclamações dos candidatos, a equipe do MGTV foi ao Bairro Vivendas da Serra, outro local de exames, e acompanhou o trajeto em um carro de autoescola, na companhia do instrutor Wellington Luiz da Silva Camargo. Além da falta de sinalização, foram apontados outros problemas como o mato alto que impede de visualizar o meio-fio. “Como o aluno consegue ver o meio fio, está cheio de mato”, questionou o instrutor.
Nos trechos onde ocorrem as provas os candidatos e o instrutor também reclamaram dos buracos. Com isso, o aluno precisa ficar atento e passar dentro dele para não ser eliminado. "A pessoa que está fazendo o exame precisa passar dentro do buraco. Se não, ele invade a contramão. Isso é ruim, porque ainda junta com o nervosismo do aluno”, explicou Wellington.
Segundo a delegada regional da Polícia Civil, Sheila Oliveira, a Prefeitura já foi alertada sobre o fato. "Não são condições ideais. Os nossos examinadores, que são policiais civis, tentam ao máximo minimizar a situação. Eles buscam alertar com antecedência o candidato que ali há uma placa, por exemplo. Nós já enviamos um ofício à Prefeitura sobre a situação e eles se prontificaram a atender nossas solicitações em um curto espaço de tempo. Estamos também procurando e avaliando outros locais para a realização de exames", destacou.
Ainda de acordo com a delegada, o candidato também precisa estar atento. "Eles precisam ter em mente que têm que saber dirigir para ser aprovado e que eles vão conduzir o veículo em todo tipo de adversidade", explicou.
O G1 entrou em contato com a Secretaria de Transportes e Trânsito (Settra) para saber sobre a sinalização. No fim da tarde a assessoria informou, por meio de nota, que já deu início à revitalização da sinalização horizontal e vertical nos bairros onde acontecem as aulas e avalizações de auto-escola e que, o primeiro bairro onde toda a sinalização recebeu manutenção, foi o Bandeirantes. Além disso, informou que o trabalho foi concluído no mês passado e que os demais locais receberão os trabalhos ao longo deste mês de junho e de julho.
Sobre a capina, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) informou que uma equipe será enviada aos locais para verificar a situação e executar o serviço de acordo com a necessidade. Já a Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav) disse que fará estudo nos locais e que provindenciará o serviço tapa-buracos.
09/06/2014 14h01 - Atualizado em 10/06/2014 08h10
Do G1 Zona da Mata

(Foto: Reprodução/TV Integração)

24 jun 2014 - Site G1 (Zona da Mata)Voltar