NOTÍCIAS » CANDIDATOS À MOTORISTA ENFRENTAM DIFICULDADES PARA MARCAR O EXAME DE RUA EM BH

As pessoas que tentam tirar a carteira de habilitação em Belo Horizonte estão enfrentando dificuldades para marcar o chamado exame de rua. A reportagem da Itatiaia foi procurada por uma mulher que desde o início do mês tenta, sem sucesso, marcar a prova de direção.

“Fiz meu primeiro exame e não passei. Quando fui tentar remarcar este exame, a partir do início de agosto, comecei a não conseguir. Toda semana que eu tentava fazer o exame, que inclusive acontece a prova só 15 dias depois, não tinham vagas disponíveis”, explicou a candidata, que temendo retaliações preferiu não se identificar.

Segundo a mulher, a autoescola onde ela faz aulas procurou o Detran para saber as razões do problema. “Eles (autoescola) foram informados de que examinadores foram demitidos, exonerados, e que haveria uma diminuição (nos exames). Hoje são liberados por volta de 2.400 vagas (semanais), e antes era pouco mais de quatro mil vagas”, contou.

Procurado pela reportagem da Itatiaia, o Detran admitiu que vem sim enfrentando dificuldades para atender a demanda dos candidatos. “Para atender uma recomendação do Ministério Público, tivemos que retirar cerca de 100 examinadores que estavam aposentados. Devido a este fato, houve uma redução de 30% no total das vagas. Com esse número que está hoje em dia, nós não conseguimos atender a demanda total”, explicou Wagner Félix, assessor da Divisão de Habilitação do Detran.

Ainda de acordo com Wagner Félix, o Detran está finalizando um curso de novos examinadores – cerca de 220 – que devem começar a trabalhar até o início de outubro, suprindo a carência atual.

A reportagem também ouviu o presidente do Siprocfc-MG, Rodrigo Fabiano da Silva, que afirmou que “a reclamação procede. EM BH houve a redução de, aproximadamente, um terço dos exames disponíveis.”

Clique aqui e ouça a reportagem completa de Camila Dias e Jardel Gama:

19/08/2015 por Editoria de web em Jornalismo / Atualizado 20/08, 09:18 h

20 ago 2015 - Site Rádio ItatiaiaVoltar