NOTÍCIAS » CCT 2014/2015: SIPROCFC-MG QUER SABER A OPINIÃO DOS CFCS

Prezados (as) empresários (as),
Com poucos dias em vigor, percebemos que as empresas que mais sofreram impacto com a nova CCT (que, com a adoção de uma única modalidade de pagamento, reduz as possibilidades de “maquiar” a remuneração do instrutor) foram, justamente, as que vinham efetuando de forma incorreta o pagamento de seus colaboradores. Como exemplo citamos aqueles que colocavam no contra cheque o salário fixo e “por fora” pagavam comissões e, com isso, ignoravam o Descanso Semanal Remunerado (DSR), que todo empregado comissionista tem direito.
Por outro lado, percebemos, também, que uma parcela dos CFCs que, embora cumpridores de suas obrigações, sentiu um impacto com a nova convenção em razão da adoção de práticas comerciais inadequadas – tal como a gratuidade do aluguel do veículo para o aluno prestar o seu exame de direção veicular.
Outro problema detectado são aqueles CFCs atendidos em um longo espaço de tempo entre uma banca examinadora e outra e que acabam levando um grande número de alunos para os exames práticos.
Atentos aos que cumprem a legislação trabalhista, sabemos que uma mudança na cultura comercial (com a valorização de todas as prestações de serviços, inclusive o recebimento do aluguel do veículo para o exame de direção) pode levar um tempo para ser absorvida.
Assim, o SIPROCFC/MG esteve reunido com os representantes do SEAME-MG para, juntos, analisarem as situações citadas acima, que ocorrem devido às diversas realidades das regiões de nosso imenso Estado.
E, como todas as tratativas da negociação salarial foram realizadas com respeito e boa fé de ambas as partes, o representante do SEAME-MG se dispôs a verificar, juntamente com o SIPROCFC-MG, a possibilidade de se fazer um aditivo ou correção para que a CCT 2014/ 2015 se aproxime ao máximo da justiça para ambas as partes e, ao mesmo tempo, não crie distorções e discriminações.
Portanto, sendo de seu interesse, solicitamos que participem da enquete sobre este assunto até o dia 27/05/2014.
Clique aqui para registrar os seus votos nas três perguntas cadastradas!
Att,
Rodrigo Fabiano da Silva
Presidente do SIPROCFC-MG
21 mai 2014 - Comunicação - SIPROCFC-MGVoltar