NOTÍCIAS » CELULAR É ALIADO NA MANUTENÇÃO DO CARRO

O smartphone pode ser também um poderoso auxiliar na manutenção do carro. Entre os aplicativos disponíveis para todos os tipos e gostos, há também os desenvolvidos para veículos e trânsito. As ferramentas oferecem funcionalidades como lembrar aos proprietários quando é a hora da próxima revisão, os gastos com abastecimento e a média de consumo do veículo.

Engenheiro e consultor automotivo da consultoria Perkons, Marcus Romano afirma que é comum motoristas se esquecerem de obrigações importantes como a troca de óleo, filtros, calibragem ou substituição dos pneus e, para isso, a tecnologia tem sido uma aliada.

“Além disso, também podem servir como auxílio na aquisição de um veículo usado por permitir a checagem das placas, Renavam, chassi e demais dados rapidamente, evitando que se compre um veículo roubado ou alienado, por exemplo”, explica Romaro, que lembra que os aplicativos também podem auxiliar para alertar rapidamente sobre roubos, furtos ou para acionar o SAMU em caso de acidente.

No entanto, o diretor e especialista em trânsito da Perkons, Luiz Gustavo Campos, afirma que o uso destas ferramentas exige alguns cuidados. “O condutor não deve atualizar dados do aplicativo com o carro em movimento. Dirigir exige atenção exclusiva. Sempre que necessitar usar o celular, você deve parar ou estacionar o veículo em local adequado, para depois seguir dirigindo”, alerta.

Montadoras
As próprias montadoras utilizam recursos dos smartphones para ampliar a experiência de conectividade de seus automóveis. Ford e Fiat se destacam. A Ford, por exemplo, tem a função meu primeiro carro, que oferece virtualmente recursos como o manual do veículos, informações sobre segurança, manutenção, legislação de trânsito e de taxas como IPVA e DPVAT. O app permite ainda localizar a concessionária mais perto.

Já a Fiat oferece opções semelhantes que exibem o manual do veículo, agenda a manutenção, verifica a situação do dia a dia e oferece o mapa da rede de concessionárias.

Para quem não tem um automóvel de uma dessas marcas, não tem problema. O Carrorama é um aplicativo desenvolvido para todos os modelos. O usuário consegue, pelo smartphone, controlar abastecimentos, manutenções e despesas com seguro, financiamento, impostos e multas. Segundo o desenvolvedor responsável pelo aplicativo, Naian Alves, o objetivo é auxiliar o motorista a manter o seu carro com a manutenção sempre em dia e no controle dos custos. Para utilizá-lo, o motorista precisa, primeiramente, cadastrar o seu veículo no sistema. “Ao cadastrá-lo, o proprietário pode informar sua placa e o estado, assim o app irá avisar sobre o vencimento do licenciamento, por exemplo”, explica.

Outro app que facilita a vida dos motoristas é o Carro 100%, um guia com orientações sobre troca e checagens de itens. Ao preencher o cadastro com as informações do veículo, é feita uma avaliação que calcula uma nota a partir dos dados. O usuário também pode compartilhar a nota do seu veículo no Facebook.

by Redação , 30 de novembro de 2015

12 jan 2016 - Radar NacionalVoltar