NOTÍCIAS » CFCS JÁ CONSEGUEM MARCAR PROVAS PARA CURSOS ESPECIALIZADOS

Desde o dia 09/04/21, todos os condutores que iniciaram capacitação em algum curso especializado vão precisar passar por prova para que recebam o certificado e tenham a informação incluída na CNH. E desde o fim da semana passada, por solicitação do Siprocfc-MG, todos os CFCs de Minas Gerais que ofereçam tais cursos já podem fazer a marcação da prova diretamente pelo Siaex, o que antes estava ocorrendo apenas pela Ciretran/Detran-MG.

É importante observar que a marcação no sistema, que já mostra as datas automaticamente, depende do cronograma da agenda de prova na cidade. Também vale lembrar que, para a atualização de cada curso, as provas não são exigidas. Elas são aplicadas apenas na capacitação e já estão acontecendo, tanto para os cursos do módulo de Ensino à Distância (EAD) quanto para os presenciais.

Se o condutor iniciou um curso a partir de 09/04, e, ao longo do processo, o concluiu e a informação já consta na nova CNH, a situação está ok. Se, ao contrário disso, existe algum problema, se os dados não estão aparecendo, se a CNH não está sendo emitida, os casos iniciados a partir de 09/04 só serão totalmente regularizados se:

- emitir uma taxa de alteração de dados
- for aprovado na prova do curso que tiver feito

Feito isso, a informação vai para a base nacional e a CNH será emitida com a observação do curso realizado.

A exigência vale mesmo para o condutor que tenha terminado o curso antes de 1º/07, exceto se, por acaso, ele conseguiu fazer tudo antes, e, por algum motivo, o sistema emitiu a CNH com erro, devido a ajustes.

Sobre a informação que já havíamos noticiado, de que o curso especializado não seria mais inserido na CNH, a questão está na lei, mas ainda não regulamentada. Hoje, se um condutor não tiver a informação na base nacional, e nem na CNH, poderá ser punido em uma eventual fiscalização.

Quer vender cursos de capacitação em seu CFC? É simples!

O CFC que tiver interesse em aumentar seu faturamento e oferecer mais um serviço pode vender os cursos de capacitação, por meio do SindGestor, sistema exclusivo desenvolvido pelo Instituto de Certificação e Estudo de Trânsito e Transporte (Icetran), empresa parceira do Siprocfc-MG.

Em Minas Gerais, 1,2 milhão de condutores possuem categorias C, D ou E, que é o público-alvo para estes cursos, que, bem como suas atualizações, que já são oferecidos desde o ano passado pelo Icetran. Os cursos são realizados no formato de Ensino à Distância (EAD), sem a necessidade de que os alunos frequentem a sala de aula presencialmente. “Não há custo algum e o CFC só paga pelo curso que for vendido”, explica Alessandro Dias, presidente do Siprocfc-MG, que reforça que existem condições especiais para os CFCs associados ao Sindicato.

Entre em contato e veja as condições!

Os proprietários de CFCs que tiverem interesse precisam mandar um email para [email protected]

NOTÍCIAS RELACIONADAS
DETRAN-MG JÁ ADAPTOU SISTEMA PARA ALTERAÇÕES DOS CURSOS ESPECIALIZADOS

20 jul 2021 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar