NOTÍCIAS » COM MUDANÇAS DE GOVERNOS, NOVOS NOMES SURGEM NO COMANDO DOS ÓRGÃOS

O ano de 2019 começou com mudanças no comando dos órgãos relacionados ao trânsito. É natural que isso aconteça a cada nova gestão nos âmbitos federal e estadual. No Detran-MG, foi nomeado nesta terça-feira (08/01/19), Dr. Kleyverson Rezende para assumir a diretoria geral. Graduado em Sete Lagoas, o delegado já passou pelo Departamento Estadual de Operações Especiais e pelo Departamento de Investigação de Homicídios e Proteção à Pessoa.

"O Siprocfc-MG deseja sucesso à frente deste importante órgão e se coloca à disposição para contribuir com um trânsito melhor", declarou o presidente do Sindicato, Alessandro Dias.

Na esfera federal, o Denatran também terá um novo responsável pelo órgão. Ainda aguarda publicação, mas fontes afirmam que o diretor deverá ser o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Jerry Adriane Dias Rodrigues. Entre outras funções, também foi superintendente Regional da PRF no Rio Grande do Sul; chefe da Divisão de Multas e Penalidades do DPRF, em Brasília; e membro do Conselho Nacional de Trânsito, representante do Ministério da Justiça e ex-assessor parlamentar.

Ministério muda de nome
Outra informação de interesse para o segmento é a mudança do Ministério das Cidades para Ministério da Infraestrutura, que englobará a competência de cuidar da política nacional de trânsito; formulação de diretrizes para o desenvolvimento do setor de trânsito e planejamento, regulação, normatização e gestão da aplicação de recursos em políticas de trânsito.

Segundo análise do especialista Julyver Modesto de Araújo, de acordo com o Decreto n. 9.676/19, publicado no Diário Oficial da União (DOU), do dia 02/01/19, o presidente do Contran será o próprio ministro da Infraestrutura, Sr. Tarcísio Gomes de Freitas, pois o Decreto retoma a regra que vinha sendo adotada no Brasil até antes de 2003, em que o ministro responsável pelo Sistema Nacional de Trânsito é que preside o Conselho (ao contrário do que, aliás, prevê o artigo 9º do Código de Trânsito Brasileiro, segundo o qual o Contran deve ser presidido pelo dirigente do órgão máximo executivo de trânsito da União, que é o Denatran. Pelo Decreto, o diretor do Denatran passará a exercer, tão somente, a função de Secretário-Executivo do Contran).

Foto (legenda): Siprocfc-MG saúda novo diretor do Detran-MG, Dr. Kleyverson Rezende

08 jan 2019 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar