NOTÍCIAS » COMEÇA EM MAIO AULA DE DIREÇÃO À NOITE

Começa em maio aula de direção à noite
A nova lei foi sancionada ontem pelo presidente em exercício, José Alencar

Para o presidente da federação das autoescolas, os custos não aumentarão se aulas forem incluídas nas 20 horas obrigatórias
SIMONE IGLESIAS
LARISSA GUIMARÃES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
A partir do dia 17 de maio, as autoescolas serão obrigadas a dar aulas práticas à noite aos novos motoristas. A lei foi sancionada ontem pelo presidente em exercício, José Alencar. Antes, havia apenas uma recomendação para que os alunos fossem levados a dirigir à noite e em condições adversas.
Autor do projeto, o deputado Celso Russomano (PP-SP) sugere que, das 20 horas de aulas de direção obrigatórias, quatro sejam depois das 20h. O assunto será regulamentado pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) em breve.
Se o Contran decidir incluir as aulas noturnas dentro das 20 horas de treinamento, o custo para o aluno dificilmente aumentará, segundo o presidente da Fenauto (Federação Nacional das Autoescolas), Magnelson de Sousa.
Segundo Sousa, as autoescolas são favoráveis a qualquer nova regra que melhore a formação de motoristas, mas é preciso haver fiscalização. "Se não houver fiscalização, é grande a chance de se tornar uma lei morta", opinou.

Desconhecimento
Russomano, que participou da elaboração do atual Código de Trânsito Brasileiro, disse que a lei é importante porque o ambiente noturno é diferente do que os novos motoristas aprendem a dirigir.
O especialista em trânsito Paulo César Marques, da Anpet (Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transporte), diz que vê com restrição a nova norma. Segundo ele, diversas outras situações no trânsito, como chuva forte, podem trazer mais dificuldades para o motorista.

22 mar 2010 - Folha de São PauloVoltar