NOTÍCIAS » COMO EXERCITAR A CIDADANIA

TRÂNSITO
Como exercitar a cidadania
Seminário em Ribeirão das Neves dá lições de respeito aos portadores de necessidades especiais e ensina crianças e adolescentes a cobrarem melhorias dos órgãos competentes


Paula Carolina
Paula Carolina/ Especial para o EM

Márcia Regina de Souza, responsável por projetos de educação, destacou a importância de parcerias

A ênfase na segurança no entorno das escolas, envolvendo a participação dos alunos e levando-se em consideração que cada um pode fazer sua parte para promover melhorias no trânsito e cobrar ações dos órgãos competentes, foi um dos assuntos abordados no IV Encontro de Educação para o Trânsito de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, realizado quinta-feira. O evento, cujo tema foi “Mobilidade urbana sustentável”, destacou dificuldades por que passam os portadores de necessidades especiais para se locomover, ressaltando a necessidade de melhor acessibilidade no trânsito. Escolas, centros de formação de condutores, agentes de trânsito municipais e da Polícia Militar e representante de microrregião do município, que se destacaram por ações de educação para o trânsito realizadas durante o ano, foram premiados com medalhas de ouro, prata e bronze.

O evento foi promovido pela prefeitura e TransNeves, órgão de trânsito do município. As ações de educação para o trânsito em Ribeirão das Neves vêm sendo ampliadas desde o início de 2005, quando se deu início a um extenso e rigoroso programa, após o fechamento de parceria com a organização não-governamental suíça GRSP (Global Road Safity Partnership/Parceria Mundial de Segurança Viária). Pela filosofia da GRSP, a cada ação de educação para o trânsito bem-sucedida o município é premiado com pontos, que são convertidos na disponibilização de parceiros, da iniciativa pública e privada, que podem oferecer melhorias ao município. Foi elaborado plano com ações de segurança, educação, fiscalização e engenharia de trânsito, traçando-se metas que envolveriam os diversos setores da sociedade na busca pela redução de acidentes. Assim, cada setor é premiado com medalhas pelas ações desenvolvidas.

CONFLITO Didaticamente, a representante do Serviço de Educação do Usuário do Departamento de Estradas de Rodagem do estado (DER-MG), Márcia de Souza Barreto, falou a dezenas de crianças e adolescentes de escolas municipais e estaduais de Ribeirão das Neves sobre os diversos conflitos existentes no trânsito, explicando que todo cidadão tem, por lei, o direito de reivindicar melhorias para sua região junto ao órgão de trânsito competente. Márcia falou sobre os pólos causadores de conflito – edificações que tendem a aglomerar pessoas e veículos, tumultuando o trânsito em certas situações e horários, como comemoração festiva em igrejas, supermercados etc. –, procurando mostrar que também as escolas são pólos geradores de conflito nos momentos de entrada e saída dos estudantes e chamando a atenção para a responsabilidade de cada um nas travessias e na própria caminhada em ruas e avenidas.

“Quem aqui conhece alguém que já se envolveu em acidente de trânsito? Gostamos de fazer essa pergunta para as pessoas verem que os acidentes, infelizmente, estão presentes o tempo todo. Se não tomarmos atitudes corretas, também poderemos causar acidentes”, enfatizou Márcia, fazendo um convite aos estudantes para que cada um pense e descubra como pode ser um colaborador para melhorar o trânsito, ainda que seja apenas com uma atitude individual.

TEATRO Duas peças de teatro destacaram a falta de acessibilidade dos portadores de necessidades especiais, mostrando a importância de serem cobradas medidas que facilitem a locomoção de portadores de deficiências física e visual, além dos idosos. Convidada a participar do evento, a BHTrans foi responsável por uma das peças, que destacou o lançamento do Programa Permanente de Educação e Segurança no Transporte e Trânsito para Idosos e Pessoas com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.

PREMIAÇÃO Para serem premiados, os agentes da sociedade precisam ser parceiros do município e cumprir um rigoroso projeto de educação. Não há limite de medalhas, que são entregues a todos que alcançarem os objetivos, o que não é fácil. Das 106 escolas que existem no município, por exemplo, 94 são parceiras, tendo sido premiadas apenas 19 com medalhas de bronze e 21 com medalhas de prata. Não houve medalha de ouro. Das microrregionais, só uma foi premiada (prata). O ouro foi para sete centros de formação de condutores (além de duas medalhas de bronze), dois agentes da PM e dois municipais.
21 dez 2006 - Paula CarolinaVoltar