NOTÍCIAS » DETRAN COMEÇA A GRAVAR PROVAS DE DIREÇÃO NA CAPITAL.

SEGURANÇA
Detran começa a gravar provas de direção na capital
Obrigatórios a partir de 2014, aparelhos gravam os exames práticos para conseguir habilitação

PUBLICADO EM 19/09/13 - 21h48
JHONNY CAZETTA
O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) começou a realizar nessa quarta, em Belo Horizonte, exames de direção em carros equipados com câmeras de vídeo. Os aparelhos devem ser obrigatórios nos veículos de autoescolas nas provas para habilitação a partir de 2014. No primeiro experimento, 12 candidatos participaram do exame, que também foi realizado do modo convencional.
A previsão é que os testes iniciais do projeto, chamado Exame Vincular Eletrônico (EVE), durem cerca de um mês. “Os experimentos são necessários para a criação de um sistema que atenda realmente toda a necessidade de melhora da avaliação de habilitação. É algo pioneiro e que possibilitará muitos benefícios”, afirmou o diretor da empresa responsável pelo projeto, Sérgio Soares.
O objetivo do EVE é aumentar a segurança dos alunos – que poderão pedir o tira-teima do exame –, além de padronizar a avaliação dos examinadores, inibindo a corrupção.” O ganho do sistema é a transparência. Ele evita os erros durante o exame e também combate fraudes, uma vez que a prova pode se assistida ao vivo por terceiros”, acrescentou Soares.

23 set 2013 - JORNAL O TEMPOVoltar