NOTÍCIAS » DETRAN QUER FILMAR PROVAS PRÁTICAS DE TRÂNSITO NO ESPÍRITO SANTO

Segundo o órgão, estudos devem ser concluídos em outubro. Implantação está prevista para 2015.
O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran) realiza um estudo para implantar câmeras que vão filmar as provas práticas dos candidatos a carteiras de habilitação. Segundo o órgão, os estudos para a implantação do sistema devem estar concluídos em outubro, viabilizando a implantação em 2015.
Transparência e segurança no processo são os argumentos utilizados pelo diretor-geral do Detran-ES, Carlos Lopes, para justificar a necessidade de implantação do videomonitoramento que, segundo ele, não vai onerar o bolso do candidato a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A ideia, ainda em estudos no Detran-ES, consiste na locação de veículos dotados de câmeras para transmissão de imagens durante a realização da prova prática. Para isso, o Detran deve aderir a ata de um outro estado que já disponha do serviço, aplicado por meio de licitação.
As imagens devem ser transmitidas para uma central, instalada no próprio órgão. Lopes disse que representantes do sindicato representativo de servidores, despachantes, Centros de Formação de Condutores (CFCs) e clínicas poderão ter acesso às imagens em tempo real.
Vantagens
Lopes diz que quem for reprovado na prova prática, e se sentir injustiçado, poderá recorrer, tendo acesso às imagens gravadas. Atualmente, por banca, a prova requer a participação de três examinadores – dois dentro do carro, com o aluno, e um terceiro, na área externa, na prova prática de baliza.
Ainda está em estudos a definição do número de examinadores por banca, mas Lopes admite que, com o videomonitoramento, não serão necessários três por candidato. Ele ressalta, porém, que com a oferta de provas também à tarde, que atualmente só são feitos exames pela manhã, não deve ocorrer corte de pessoal.
Segundo o Detran-ES, de janeiro a julho de 2014, foram realizados 135 mil exames práticos com candidatos no processo de primeira habilitação, mudança ou adição de categoria.
Por mês, são emitidas cerca de 30 mil CNHs, envolvendo, entre outros, processos de primeira habilitação, mudança ou adição de categoria e emissão de permissão; renovação; emissão de CNH definitiva e segunda via.
Alto custo
O diretor-geral do Detran-ES, Carlos Lopes, não revelou quanto o projeto de videomonitoramento vai custar, sob o argumento de que ele ainda está em estudos. Mas a presidente da Associação dos Servidores do Detran-ES, Helena da Vitória Moraes Ribeiro, disse que em reunião com representantes da entidade, o próprio órgão informou que o valor estimado para o projeto é de R$ 18 milhões.
Helena Ribeiro disse que, ao contrário do que quer o Detran capixaba, em Minas Gerais quem custeia as câmeras são os próprios Centros de Formação de Condutores (CFCs). No Rio de Janeiro, o equipamento é do governo, mas a frota de veículos é dos CFCs.
A presidente da associação ressalta ainda que o número de examinadores, que hoje recebem cerca de R$ 1 mil mensais, não pode ser reduzido.
* Com colaboração de Claudia Feliz, do jornal A Gazeta.
27/08/2014 09h58 - Atualizado em 27/08/2014 09h58
Do G1 ES, com informações de A Gazeta*

(Foto: Detran/Divulgação)

29 ago 2014 - Site G1 (Espírito Santo)Voltar