NOTÍCIAS » DETRAN QUER INSTALAR PROVA ELETRÔNICA ATÉ O FINAL DE 2010

Retirada de senhas para atendimento, tumultos e demora na divulgação de resultados das provas de legislação de trânsito devem se tornar cenas cada vez mais raras entre os candidatos à carteira de habilitação em Minas Gerais (CNH). O Departamento Nacional de Trânsito (Detran/MG) espera implantar, até o final do ano que vem, sistema de prova eletrônica. O projeto, que vai custar aos cofres públicos cerca de R$ 100 mil, foi anunciado segunda-feira pelo chefe do órgão no estado, Oliveira Santiago Maciel, durante lançamento da Semana Nacional do Trânsito.

Atualmente, a marcação das 30 respostas é feita num gabarito de papel. Com o sistema informatizado, as respostas serão feitas em um teclado semelhante ao das urnas eletrônicas usadas nas eleições. Belo Horizonte será, em caráter experimental, a primeira cidade a contar com o novo sistema, previsto para ser implantado em outubro. Inicialmente serão 56 computadores. Os terminais vão sortear aleatoriamente as perguntas. Os exames, atualmente aplicados no auditório do Detran, na Avenida João Pinheiro, passam a ser feitos na Rua Bernardo Guimarães, no Bairro de Lourdes, Região Centro-Sul. As provas podem ser marcadas pelo site www.detrannet.mg.gov.br ou nos Centros de Formação de Condutores (CFCs). No interior, o sistema será implantado gradativamente nas sedes das Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans).

Para ter acesso à avaliação, o candidato terá que passar por teste de biometria (identificação baseada na medição precisa de traços biológicos). “A ideia é modernizar o sistema de emissão do documento e agilizar o processo de exames, eliminando filas provocadas pelo aumento da demanda de candidatos. O resultado será divulgado na hora”, explicou Santiago.
O contador Gabriel Felipe Santos, de 17 anos, comemorou a implantação do sistema eletrônico de avaliação do Detran. Para ele, além de o sistema ser mais rápido, as provas eletrônicas vão dar mais tranquilidade para o candidato, que geralmente chega nervoso ao local do exame. “A demora que acontece antes da avaliação acaba irritando e isso contribui para as reprovações”, comentou.

Para o auxiliar de serviços gerais Luiz Jesus Machado, de 55, a novidade vai incentivar mais pessoas a tirar o documento. "Meu filho fez a prova de legislação em agosto e reclamou muito da demora. Já tinha passado da hora de melhorar o atual processo, que é arcaico”, reclamou Machado.

Além do novo modelo de exames, o Detran anunciou ainda parceria com a Secretaria Estadual de Educação (SEE) para introduzir na grade curricular das escolas privadas e públicas aulas de educação no trânsito. "Será um curso on-line de educação no trânsito para os educadores, que vão funcionar como agentes multiplicadores para os estudantes. Esse é o projeto em que estamos depositando nossa maior esperança, na formação de cidadãos conscientes, que vão ajudar a reduzir a violência nas estradas e rodovias", comentou Oliveira Santiago Maciel.

Entre janeiro e agosto, 10.240 vítimas de acidentes no trânsito foram levadas para o pronto atendimento do Hospital de Pronto-Socorro João XXIII. "Minas Gerais tem a maior malha rodoviária do país. Estamos dando os primeiros passos para retirar o estado das primeiras posições no ranking de acidentes", disse o chefe do Detran.
23 set 2009 - Estado de MinasVoltar