NOTÍCIAS » DETRANS ORIENTAM CIDADÃO SOBRE COMO EVITAR CAIR NO GOLPE DA MULTA

O golpe da multa é uma nova prática que tem causado prejuízos a muitos motoristas. O cidadão recebe um boleto em sua casa idêntico ao enviado por órgãos de trânsito com o código de barras e com a imagem de seu veículo fotografado em uma determinada via. Na verdade, o pagamento cai em uma conta laranja. Por conta da incidência de casos, a orientação dos Detrans é que o condutor verifique a autenticidade do documento antes de pagá-lo.

O Detran do Rio Grande do Sul lembra que o motorista recebe antes da multa uma notificação, que lhe dá o direito de contestá-la. No caso de dúvidas, o melhor é consultar se a infração foi lançada no sistema, pelo site do órgão. Para consultar as multas da PRF, basta acessar www.prf.gov.br e clicar no menu Multas e Infrações, submenu Nada Consta/Consulta de Multas. Para infrações do DNIT, acesse o site www.dnit.gov.br, em Serviços de Informação ao Cidadão, esclarece a autarquia em nota.

O Detran de São Paulo também orienta os motoristas a consultarem o portal detran.sp.gov.br para verificar se há registro de infração de trânsito. “Caso o boleto indique outro órgão autuador – como as prefeituras, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) – é importante fazer pesquisas também nos sites desses departamentos”.

Os Detrans não têm jurisdição sobre radares. Os equipamentos são de responsabilidade exclusiva das prefeituras em áreas urbanas e de órgãos rodoviários, nas estradas.

Baseado na matéria do Radar Nacional, o Siprocfc-MG informa que em, Minas Gerais, os proprietários de veículos podem consultar multas através do site do Detran-MG, no seguinte link: https://www.detran.mg.gov.br/veiculos/situacao-do-veiculo/emissao-de-extrato-de-multas

16 DE JUNHO DE 2015 POR RADAR.NACIONAL

17 jun 2015 - Comunicação - Siprocfc-MG(Com Radar Nacional)Voltar