NOTÍCIAS » DIRETOR DO DENATRAN PERCORRERÁ DETRANS DO BRASIL PARA CONHECER DIFICULDADES

Uma das principais reivindicações da atual direção da Associação Nacional dos Detrans (AND), o estreitamento de relações entre as autarquias e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) começa a ser concretizada com a série de visitas programadas em todo o país pelo diretor-geral Alberto Angerami. A primeira, no dia 26, foi no Paraná. A proposta é que sejam debatidas soluções com o apoio do governo federal para problemas enfrentados nas esferas estaduais.

“O objetivo é estreitar relações para que tenhamos uma estratégia de trabalho em comum, padronizando condutas. Temos que nos aproximar dos Detrans, porque não é crível que editemos resoluções que não possam ser cumpridas por não termos ouvido aqueles que efetivamente às colocam em prática”, explicou Angerami.

Angerami afirma que as visitas técnicas são a melhor forma de dar andamento a projetos para melhoria do trânsito e da máquina administrativa. À frente também do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o diretor ressalta que as caravanas não têm viés político.

Para o presidente da AND, Marcos Traad, a visita é uma oportunidade para os Detrans apresentarem propostas e sugestões de mudanças em normativas e determinações federais. “Os Detrans são os responsáveis pela execução das leis de trânsito e o atendimento direto aos motoristas e proprietários de veículos em todo Brasil. Entretanto, nunca foram chamados para opinar sobre alterações na legislação ou na criação de novas regras de trânsito. Esta abertura ao diálogo é histórica e essencial para construirmos, todos juntos, um trânsito mais seguro”, destacou Traad.

Em meio às visitas programadas, acontecerá em junho uma rodada de conversas com todos os diretores de Detrans e Angerami, no Encontro da AND, em Maceió.

Municipalização do trânsito

Em Curitiba, Angerami recebeu de Traad pedido de empenho na ampliação de recursos destinados às cidades para a municipalização do trânsito. Cumprir a exigência do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é um desafio para a maior parte dos municípios que já enfrentam a falta de verba para o custeio de serviços essenciais.

Hoje, menos de 26% das cidades no país cumpre a determinação. Dos 5.570 municípios brasileiros, somente 1.447 tem o trânsito municipalizado. Destes, muitos não conseguem efetivamente realizar o necessário, por falta de equipes e de recursos.


29 DE MAIO DE 2015 POR RADAR.NACIONAL

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