NOTÍCIAS » EM BRASÍLIA, SIPROCFC-MG PARTICIPA DE REUNIÃO COM DIRETOR DO DENATRAN E FENEAUTO

O Siprocfc-MG, representado pelo seu presidente, Alessandro Dias, e pelo vice-presidente, José Mário Rodrigues; esteve em Brasília, nesta segunda-feira (24/08/20) e terça-feira (25/08/20), para um momento importante para toda a categoria. Junto com os demais sindicatos de proprietários de CFCs do Brasil e da Feneauto, o Sindicato esteve reunido com o diretor do Denatran e presidente do Contran, Frederico de Moura Carneiro; além do coordenador Geral de Educação para o Trânsito do órgão, Everaldo Valenga Alves e do coordenador de Ações Educativas, Fábio Vargas Mendes.

O objetivo foi discutir, entre outros assuntos, as novas medidas necessárias para o bem da categoria em função da pandemia, entre elas o desenvolvimento de um planejamento estratégico do setor (muito elogiado pelo diretor do Denatran, até por estar em consonância com as políticas do Governo Federal), um amplo trabalho que os sindicatos estão fazendo junto com a Feneauto, desde o início do ano, com a participação de um dos mais renomados especializadas do país, o doutor em Administração na área de Competitividade Interorganizacional, Emir Redaelli, que também é pós graduado em Marketing e, além de outras competências, diplomado no ciclo de estudos de Estratégias e Geopolítica.

“É inegável que estamos em uma grande transformação e todo o modelo que temos até hoje precisa ser discutido e repensado. Vivemos uma nova realidade e as premissas do governo são ‘simplificar a vida do cidadão e aumentar a segurança do trânsito’”, declarou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias. O grande desafio daqui em diante será replicar ao setor todos os conceitos e pontos abordados, mas os CFCs terão um papel muito relevante nesta transformação.

Considerado um do mais importantes encontros para a categoria, os dois dias em Brasília mostraram ao Denatran a melhor imagem possível da categoria, e reforçaram o quanto é importante a atuação e representação sindical e da Feneauto. Além disso, informações importantes foram passadas pelo órgão máximo de trânsito, como a publicação, em breve, de uma nova regra para a validade dos processos dos candidatos (a previsão é que aumente mais seis meses, mas poderá ser de mais um ano). Outra novidade é o pleito que envolve os profissionais, que não foi contemplado na Resolução 782, mas que deverá entrar na nova portaria. A ampliação da validade do curso e a possibilidade das atualizações poderem ser realizadas de forma remota são outras medidas que deverão ser atendidas. “O aumento da validade dos veículos, apesar de já ter sido decidida em Minas, é mais um pleito que virá. Assim, ampliaremos a segurança jurídica sobre o tema”, lembrou o presidente Alessandro.

Para complementar tudo que foi abordado, o Denatran informou sobre a portaria que trata da agenda regulatória (que foi publicada no Diário Oficial da União do dia 25/08/20). Tal documento traz diretrizes que irão nortear as discussões, entre elas a melhoria do nível de serviços de trânsito, por meio da simplificação, da digitalização e da redução da burocracia aos cidadãos e às empresas do setor de trânsito e transportes. “Fui selecionado entre os estados para apresentar uma proposta com sugestões voltadas ao modelo de formação, que priorize a simplificação do processo, sem deixar de lado a qualidade da formação. Em breve, iremos promover uma discussão com o setor sobre o tema, que era previsto na Resolução 168, e agora se encontra na Resolução 789”, concluiu Alessandro.

Leia mais informações sobre o encontro na matéria da Feneauto “De olho no futuro: Feneauto promove assembleia para apresentar Planejamento Estratégico para as Autoescolas do Brasil”

26 ago 2020 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar