NOTÍCIAS » FORA DO EXPEDIENTE, LIVE ESPECIAL COM DETRAN-MG TRATOU DE ASSUNTOS DE INTERESSE DOS CFCS

Mais uma live cheia de informações de interesse aos CFCs mineiros foi realizada pelo Siprocfc-MG. Na noite desta quinta-feira (26/08/21), o presidente do Sindicato, Alessandro Dias, bateu um papo virtual com o assessor especial da Divisão de Habilitação (DH) do Detran-MG, Wagner Felix, com transmissão pelo canal do Youtube e pela fanpage do Facebook.

Diversos assuntos foram tratados e algumas dúvidas, enviadas pelos participantes no chat do Youtube, foram selecionadas para serem respondidas. Sobre renovação de motopistas, Wagner informou que, em breve, será publicada uma Portaria com as diretrizes para renovação e que a conferência da documentação está durando, aproximadamente, uma semana. Sobre abertura de novas motopistas, a qualquer momento podem ser credenciadas, sem limite de número.

Outras dúvidas sobre motopistas foram sendo respondidas até ser abordado o assunto de novos credenciamentos de CFCs. “Estamos aguardando orientações do Departamento Jurídico e do diretor do Detran-MG”, afirmou Wagner Félix, ao se referir à publicação de Portaria (ou não), já que existe uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) na Justiça, que considera inconstitucional dois artigos do Decreto 45762, ou seja, que quer derrubar o limite de abertura de CFCs em Minas Gerais.

Quanto ao processo A/B, Wagner afirmou que evoluiu pouco. “Estamos tendo reuniões quase que semanais com a Prodemge, que vai aperfeiçoar o serviço. De modo que as duas categorias serão um processo só, de forma livre. Já estão com equipe dedicada à isso. Será em breve”, afirmou. O presidente Alessandro Dias lembrou que a diferença para outros Estados é que em Minas Gerais os candidatos não conseguem fazer exame das duas categorias, simultaneamente. Mas a regra em todos os lugares é que ou conclui as duas categorias ou desiste de uma delas para concluir a emissão da CNH na categoria a qual aprovado.

Sobre novos serviços dentro do processo e habilitação, principalmente no caso de condutores, como adição, renovação, segunda via. “Quando teremos isso finalmente pacificado?”, questionou o presidente Alessandro. “Lamentavelmente estamos em falha nesse ponto, mas está em nossa fila de demandas”, afirmou Félix, que deu dicas importantes sobre o tema.

Exame toxicológico, reinício de processo (Detran-MG está estudando mudanças), cursos especializados, problemas no cadastro (muita gente tem usado email da autoescola, assunto que já alertamos há alguns dias), modernização do Siaex, esclarecimentos sobre assuntos diversos de interesse dos CFCs. Quer ficar por dentro de tudo que foi tratado? Vale a pena assistir à live na íntegra, que está abaixo, para que fiquem por dentro das novidades.

O encontro, que teve quase duas horas de duração, aconteceu fora do expediente e, por isso, o Siprocfc-MG agradece ao Detran-MG e, em especial, à Dra Maria Alice Faria por permitir o encontro e ao Wagner Felix por nos atender fora do horário de trabalho, sempre nos ajudando, prestigiando e levando informação ao setor.


27 ago 2021 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar