NOTÍCIAS » FORD E INTEL DESENVOLVEM SISTEMA DE RECONHECIMENTO FACIAL PARA AUTOMÓVEIS

A Ford e a Intel anunciaram o desenvolvimento de um sistema que permitirá controlar o interior de seus veículos de forma remota, através de telefones celulares com câmeras de vídeo. A tecnologia também incorporará o reconhecimento facial para autorizar a utilização do automóvel.
O sistema, denominado Mobii (Mobile Interior Imaging), está baseado na instalação de várias câmeras dentro do veículo para permitir ver seu interior à distância, através de celulares, e também para captar os gestos dos ocupantes para ativar funções.
Dan Butler, diretor-executivo de Veículos Conectados e Serviços da Ford, disse que o Mobii é mais um passo na vontade da fabricante de automóveis de "personalizar a experiência" de seus clientes. Segundo Butler, entre outras funções, o sistema de reconhecimento facial de Mobii avisa o proprietário do veículo por celular se a pessoa à frente do volante não é o motorista habitual. Então cabe ao proprietário permitir ou impedir que o motorista utilize o automóvel, através de um app.
A Ford também disse que o Mobii permite que um motorista observe o interior de seu veículo à distância através de seu telefone celular, "por exemplo, para comprovar se esqueceu algum objeto no automóvel".
As câmeras também permitem que o veículo saiba se o motorista está sozinho ou acompanhado no automóvel. Neste último caso, o Mobii ativa um modo de privacidade que limita a informação pessoal, como o calendário ou os contatos do celular, que normalmente serão visíveis nas telas.
Combinando gestos com comandos de voz, o Mobii também pode ativar serviços como a abertura ou fechamento do teto solar.
"Nosso objetivo com o Mobii é explorar como os motoristas interagem com a tecnologia no automóvel e como podemos fazer essa interação mais intuitiva e previsível" disse em comunicado Paul Mascarenas, diretor técnico da Ford e vice-presidente de Pesquisa e Inovação da montadora.
"A imagem no interior é puramente pesquisa neste momento, mas o que aprendemos nos ajudará a ajustar a experiência dos clientes no longo prazo", acrescentou Mascarenas.
Até agora, a Ford e outros fabricantes de automóveis utilizaram câmeras externas para auxiliar o motorista, como na detecção de veículos nos pontos mortos de visão ou para advertir do desvio do veículo com relação à pista de circulação.
Butler também disse que a Ford respeita a privacidade de seus clientes e que "apesar dos rumores que existem", a montadora não controla os movimentos ou captura informação de seus veículos. "A informação sobre os clientes é dos proprietários. Não monitoraremos os veículos. E a única vez que a informação é transmitida é a pedido dos proprietários", explicou.
(Foto: wikimedia commons)
26/06/2014 - 09h06 / POR AGÊNCIA EFE
27 jun 2014 - Portal Revista GalileuVoltar