NOTÍCIAS » FROTA BRASILEIRA SERÁ DE 130 MILHÕES DE VEÍCULOS EM 2050

Em 36 anos, a frota de veículos no Brasil atingirá 130 milhões de unidades na categoria leve. A projeção do Estudo Cenário Econômico divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) equivale ao triplo da quantidade de veículos que circulam atualmente no país.
A expectativa é que em pouco mais de duas décadas a média será de 1,7 brasileiro por veículos – em 2011 era 5,7. Este é o mesmo parâmetro de países como Espanha e Alemanha.
Com isso, o crescimento da frota de veículos leves vai superar o da população, que deve passar de 200 milhões atuais para 225 milhões em 2050. Feito em parceria com governos e associações de empresas, o estudo que o setor automotivo vai crescer por conta do aumento da renda do brasileiro e os pacotes de estímulo ao consumo de automóveis, como a abertura de linhas de crédito e incentivos fiscais, a exemplo da redução dos Impostos para Produtos Industriais (IPI).
Embora traga bons resultados em termos econômicos, o estudo alertar para um grave problema já existente nos grandes centros, como prejuízos à mobilidade urbana e à qualidade do ar.
Crise
Por enquanto, o setor automotivo está longe de chegar a este patamar. A Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) reduziu recentemente as projeções para 2014, que deve encerrar com redução de 10% na produção e queda de 5,4% nas vendas do mercado doméstico. Em sete meses, foram registradas as vendas de 1,8 milhão de veículos no país. O Brasil, dono do maior polo de indústria automotiva da América Latina, caiu no ranking dos países que mais fabricam veículos no Brasil e ocupa hoje a quarta posição.
18 DE AGOSTO DE 2014 POR RADAR.NACIONAL
20 ago 2014 - Radar Nacional Voltar