NOTÍCIAS » GOVERNO DE MINAS FALA SOBRE O PROJETO “MINAS CONSCIENTE” E ANUNCIA MUDANÇA DE CLASSIFICAÇÃO DE CFCS

Em live realizada, nesta quarta-feira (13/05/20), pela Fecomércio MG, com apoio dos sindicatos filiados, entre eles o Siprocfc-MG, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas, Fernando Passalio, falou sobre o projeto “Minas Consciente: Retomando a Economia do Jeito Certo" e os rumos da economia mineira. A conversa foi conduzida pelo economista chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida. Durante o vídeo ao vivo, o subsecretário anunciou oficialmente a mudança da classificação dos CFCs, que agora passam da “onda vermelha” para a “onda branca” e elogiou a atuação incisiva e efetiva do presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.

“Dependendo da região do estado já há previsão para retomada das atividades econômicas da “onda branca’”, informou o subsecretário Fernando Passalio, que lembrou que a regressão também pode acontecer a qualquer momento, sendo a progressão alcançada a cada 21 dias. Na semana passada, por exemplo, quatro regiões do Estado (leste/sul, centro, nordeste e noroeste) tiveram a indicação de reabertura das atividades da “onda branca”, mas também depende se o município aderiu ao projeto Minas Consciente.

Por volta dos 13 minutos da transmissão, o subsecretário começa a explicar detalhes do programa, que tem base nos boletins epidemiológicos, ou seja, avalia critérios, como a disponibilidade de leitos, o grau de contaminação, a movimentação da curva de contaminação e a disponibilidade de atendimento aos infectados. Com base na análise desses pontos é que o Governo de Minas pode dizer se as atividades podem reabrir nas respectivas regiões.

O subsecretário continua a explicação e diz que é muito difícil uma atividade mudar da onda vermelha para a branca, pois a revisão de dados é complexa. Mas cita o segmento das autoescolas, por volta do minuto 29, como exemplo de categoria que conseguiu se reclassificar e parabeniza a atuação incisiva e efetiva do Siprocfc-MG, através do presidente Alessandro Dias, que também é dirigente da Fecomércio MG. “Vou dar a informação em primeira mão. Os CFCs saíram oficialmente da onda vermelha e estão hoje na onda branca. Alessandro Dias foi um guerreiro. Apresentou pra gente informações, defendeu o setor. Nós conseguimos rodar novamente os dados dos CFCs. A Fecomércio foi uma grande interlocutora do processo”, declarou o subsecretário, que completou: “Vamos colocar no site do programa (já foi colocado) e oficiar ao Detran-MG para que nas regiões que tenham o funcionamento dos CFCs, estes voltem a funcionar. Essa articulação já vinha sendo feita com o diretor do Detran-MG, Kleyverson Rezende, que também foi um grande parceiro ao se sensibilizar com a demanda e se comprometeu a fazer essa reabertura com os CFCs. Eu considero o setor de autoescolas muito importante para a sociedade para ficar fechado. Mas não foi a minha opinião que fez a abertura acontecer. Foi a defesa técnica e embasada que a Fecomércio fez, por meio do Alessandro, que ensejou nessa mudança de onda“, concluiu. Na sequência, o economista chefe da Fecomércio MG, Guilherme Almeida, também elogiou o Siprocfc-MG e o presidente Alessandro Dias.

Segundo o presidente do Siprocfc-MG, a próxima etapa é definir com o Detran-MG como vai acontecer o retorno, até porque há regras a serem seguidas, de acordo com o programa “Minas Consciente”. A expectativa é que ainda esta semana o Detran-MG anuncie. “O nosso trabalho é para que o retorno aconteça de forma gradativa. Primeiro serão as Clínicas, os CFCs e o retorno dos exames. Que isso esteja previsto e planejado com datas”, disse o presidente Alessandro Dias.

É importante destacar que os municípios que não flexibilizaram a abertura do comércio, como é o caso de Belo Horizonte, deverão ser tratados à parte. “Hoje mesmo participei de uma reunião online com o vereador Wesley Autoescola e representantes da Prefeitura de Belo Horizonte, já pensando no cenário da capital, e tentando incluir os CFCs na flexibilização que está prevista para acontecer no dia 25/05”, informou Alessandro.

Programa Minas Consciente
O plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo” pretende orientar a retomada segura das atividades econômicas nos municípios do estado. A proposta criada pelo Governo de Minas Gerais, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES-MG), sugere a retomada gradual de comércio, serviços e outros setores, tendo em vista a necessidade de levar a sociedade, gradualmente, à normalidade, através de adoção de um sistema de critérios e protocolos sanitários, que garantam a segurança da população.

O Minas Consciente foi baseado nas informações fornecidas por diversas instituições e entidades de classe, com objetivo de auxiliar os 853 municípios do estado para que possam agir de maneira correta e responsável, mantendo os bons resultados apresentados por Minas Gerais na contenção da pandemia do novo coronavírus.

No site do projeto, em que já é possível ver a mudança de classificação dos CFCs, existem os protocolos básicos a serem seguidos pelos CFCs, porém os protocolos oficiais serão publicados pelo Detran-MG. “Já foram feitos. Só falta a validação para serem publicados pelo Detran-MG”, informou o presidente Alessandro Dias.


Clique aqui para acessar o site do programa “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”!

Clique aqui para ver a live na íntegra!

13 mai 2020 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar