NOTÍCIAS » GOVERNO FEDERAL DIVULGA CRONOGRAMA DE INÍCIO DO PROGRAMA ESOCIAL

O Governo Federal publicou, no dia 25/06/15, no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução 01/2015 do Comitê Diretivo do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que define o cronograma de início do programa.

Assinada pelos secretários-executivos da Fazenda, Tarcísio de Godoy; da Previdência Social, Marcelo Siqueira; do Trabalho e Emprego, Francisco José Ibiapina; e da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, José Constantino Júnior, a normativa fixa prazo diferente para a obrigatoriedade de prestar informações relativas ao ambiente de trabalho.

As empresas que possuem faturamento superior a R$ 78 milhões devem prestar contas a partir de setembro de 2016, para informar dados como cadastramento, vínculos, contribuições previdenciárias e folha de pagamento, entre outros, com exceção das informações relacionadas às tabelas de ambientes de trabalho, comunicação de acidente de trabalho, monitoramento da saúde do trabalhador e condições ambientais do trabalho, que irão iniciar a partir de janeiro de 2017.

Para as demais empresas - inclusive microempresas e empresas de pequeno porte, como o empreendedor individual com empregado, o pequeno produtor rural, o contribuinte individual equiparado à empresa e o segurado especial que possua trabalhadores que lhes prestem serviços – que possuem faturamento inferior, a prestação de contas iniciará a partir de janeiro de 2017, com as mesmas exceções, que devem começar a ser comunicadas a partir de julho de 2017.

As informações atualmente prestadas separadamente à Previdência Social, à Receita Federal e ao Ministério do Trabalho serão unificadas numa mesma plataforma.

eSocial
O eSocial é um projeto de unificação da prestação das informações referentes à escrituração das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, que padroniza sua transmissão, validação, armazenamento e distribuição.

02 jul 2015 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar