NOTÍCIAS » INSTRUTORES DE TRÂNSITO DEVERÃO FAZER CURSO ONLINE DE ATUALIZAÇÃO EM JANEIRO

Matrícula deve ser feita através de cartão com chave de acesso, que deve ser retirado no Detran-MG ou pedido através do sindicato
Na última terça-feira, dia 23/12/14, o Detran-MG divulgou no Detran Empresas a informação que, da ordem do Denatran, todos os instrutores de trânsito deverão se matricular no Programa de Atualização de Examinadores e Instrutores de Trânsito, que será disponibilizado via online pelo Denatran, através do site www.paradapelavida.com.br
A finalidade do curso é, dentre outras, atender as metas do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (PARADA), que destacam a necessidade de capacitar, formar e requalificar profissionais do Sistema Nacional de Trânsito (SNT), Instrutores de Trânsito e Diretores Gerais e de Ensino dos Centros de Formação de Condutores (CFCs), assim como os Examinadores de Trânsito.
Os objetivos específicos para os instrutores de trânsito são: relembrar as atribuições e responsabilidades profissionais e a função social do Instrutor; apresentar a importância do conhecimento da psicologia para o desempenho das atividades de instrutor; compreender os aspectos fundamentais para a organização do conhecimento em sala de aula; apresentar orientações pedagógicas para o processo de atuação do instrutor nas etapas teóricas e práticas dos cursos de formação; destacar a importância da comunicação e expressão oral e escrita na atuação profissional, além dos elementos que constituem o ato de comunicação; relembrar a Legislação de Trânsito e suas atualizações; apresentar estudos de caso sobre noções básicas de mecânica e primeiros socorros, a fim de estimular o raciocino lógico e aplicar o conhecimento adquirido; atualizar os conhecimentos sobre os princípios da educação no trânsito e apresentar os instrumentos necessários para a prática de ensino.
Assim, para que os instrutores de trânsito (ativos e credenciados) participem do curso, o CFC (através do proprietário ou do diretor geral) deverá pegar os cartões com as chaves de matrículas (individuais) na Seção de Aprendizagem do Detran-MG. Para isso, deve apresentar lista contendo o nome e CPF dos instrutores de trânsito do CFC (*clique aqui para ver o modelo da lista) até o dia 10/01/15.
Se o CFC quiser fazer o processo através do sindicato, deverá enviar para o email [email protected] a autorização para a retirada dos cartões (*clique aqui para ver o modelo da autorização) juntamente com a lista com os nomes dos instrutores (clique aqui para baixar o modelo de lista contendo o nome e CPF dos instrutores de trânsito do CFC. O envio dos cartões pelo sindicato será feito por sedex a cobrar aos CFCs que enviarem as autorizações e listas digitalizadas para o e-mail acima mencionado até o dia 10/01/15, às 10h. O curso é direcionado apenas para os INSTRUTORES DE TRÂNSITO e não para diretores.
DESPESAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
CFC ASSOCIADO: CUSTO SEDEX = R$35,00
CFC NÃO ASSOCIADO: CUSTO SEDEX + PRESTAÇÃO DE SERVIÇO = R$ 70,00, QUE DEVERÁ SER PAGO NA RETIRADA DO SEDEX NOS CORREIOS
Os CFCs que estão realizando o processo pelo sindicato, podem acompanhar o andamento do processo clicando aqui
Com os cartões em mãos, os instrutores de trânsito devem se matricular até o dia 15/01/15, através do site já informado. Os CFCs que não cumprirem a determinação poderão ser bloqueados no sistema do Detran-MG.
Curso
O curso será realizado em diversas turmas, com datas predefinidas, e deverá ser concluído em até dois meses. Fará jus ao certificado de conclusão o instrutor ou examinador que, ao final do curso, obtiver aproveitamento igual ou superior a 70% (Nota 7.0) na avaliação.
As informações completas sobre o curso, forma de realização, prazos, metodologia, avaliação, requisitos e certificação estão no site: www.paradapelavida.com.br
Abaixo modelo do cartão com a chave de matrícula, que todos os instrutores deverão receber para realizar a matrícula no curso do Programa de Atualização de Instrutores e Examinadores de Trânsito
26 dez 2014 - Comunicação - SIPROCFC-MGVoltar