NOTÍCIAS » JORNAL DA MANHÃ: MAIORIA DOS JOVENS BUSCA TIRAR A CNH POR CAUSA DO TRABALHO, APONTA PESQUISA

Pesquisa realizada com 272 jovens entre 18 e 24 anos aponta que 43,3% deles buscam obter a CNH motivados pela necessidade ou pelo trabalho

O Jornal da Manhã, da cidade de Uberaba, repercutiu a pesquisa, feita pelo Siprocfc-MG e a Fecomércio-MG, com o apoio da área de Estudos Econômicos da Federação, divulgada no último dia 03/01/18. O jornal, que usou o mote do interesse dos jovens pela CNH para elaborar a reportagem, ouviu o diretor do Siprocfc-MG, Marcelo Lima, como fonte.



Pesquisa realizada com 272 jovens entre 18 e 24 anos aponta que 43,3% deles buscam obter a Carteira Nacional de Habilitação motivados pela necessidade ou pelo trabalho. O estudo, realizado em dezembro do ano passado, foi encomendado pelo Sindicato dos Proprietários dos Centro de Formação de Condutores de Minas Gerais (Siprocfc-MG) e realizado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG).

Marcelo Lima, proprietário de autoescola em Uberaba e diretor do Siprocfc-MG, afirma que esse comportamento é observado em sua empresa. A maioria, hoje em dia, está tirando a CNH justamente porque estão trabalhando ou diante de oportunidade de melhorar de função e subir de cargo, explica. Ele acredita ainda que o índice observado no interior do estado é maior.

Outro hábito que tem mudado são as buscas por informações, que está migrando cada vez mais para o campo virtual. 54,8% utilizam sites de busca e 18,8% utilizam as redes sociais para se informar sobre os produtos e serviços. Apesar disso, a maioria dos responsáveis pelas despesas são os pais e familiares 54%.

Sobre a perspectiva para 2019, o levantamento aponta que o mercado é grande. 67,4% pretendem iniciar o processo para obtenção da CNH dentro dos próximos 12 meses. Porém, Marcelo declarou que considera baixa esta taxa em vista da importância do documento. Eu considero um índice baixo devido à importância do documento. Ele entende que problemas globais, como a crise financeira, inibe a busca de novos candidatos.

19/01/2019 - 00:00:00. Última atualização: 19/01/2019 - 08:34:43.

21 jan 2019 - Site Jornal da ManhãVoltar