NOTÍCIAS » LEI CRISTIANO ARAÚJO: PROJETO EM HOMENAGEM A CANTOR MORTO OBRIGA FABRICANTE A INSTALAR ALERTA SONORO

O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) apresentou na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 2103/15 que batizou de Cristiano Araújo, cantor sertanejo morto na quarta-feira, 24, em um acidente de automóvel, em Goiás. O parlamentar propõe a instalação pelas montadoras de alerta sonoro e luminoso em caso para motoristas e passageiros que não afivelarem o cinto de segurança.

“Mais de 40 mil pessoas morrem ao ano nas ruas vítimas de acidente de trânsito e este número poderia ser bem menor se simplesmente as pessoas usassem o cinto de segurança. Segundo pesquisa do IBGE, metade da população admite que não usa o cinto no banco de trás. Foi infelizmente o que aconteceu com o cantor Cristiano Araújo e sua namorada, Allana Moraes. É o que acontece com milhares de famílias que todos os anos perdem seus entes em mortes que poderiam ser evitadas. Já que nem a multa pesada inibiu as pessoas de andarem sem o cinto de segurança, precisamos aproveitar este momento para discutir a sério medidas que ajudem a educar e o sensor cumpre esta função”, justificou o parlamentar em sua página no Facebook.

A matéria acrescenta inciso ao artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro, que dispõe sobre a instalação obrigatória de acessórios de equipamento pelo fabricante. Na justificativa, o CTB está há 18 anos em vigor e as sanções previstas por quem ignora o uso do cinto não são suficientes para mudar a cultura associada a tantas mortes em acidentes de trânsito no país. Deixar de usar o cinto é infração prevista no código com multa de R$ 127,69, além de perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O dispositivo, já usado em veículos de luxo, inclusive comercializados no Brasil, emite alertas intermitentes cada vez que sensores identificam presença de ocupantes no veículo sem o cinto. Solla argumenta que o custo da tecnologia é baixo se comparado o impacto que irá trazer na redução do número de vítimas fatais em acidentes.

Desrespeito
Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Saúde revela que metade da população brasileira ignora o uso do cinto de segurança no banco de trás do veículo, seja no carro particular, van ou táxi. Já na frente, 79,4% dos entrevistados afirmam usar o equipamento.

A sondagem revela que na zona rural somente 44,8% dos respondentes usam o cinto. Já nas regiões, os piores resultados foram no Norte e Nordeste, com 36,7% e 39,5%, respectivamente. Já na região Sul a consciência é maior: 65,1% afirmaram afivelar o cinto quando estão no banco de trás. O cenário nas regiões se repete quando o assunto é utilizar o cinto no banco da frente: Norte e Nordeste apresentaram os menores índices (67,2% e 66%) e Sudeste e Sul os maiores (86,5% e 86,2%).

“Estudos mostram que o cinto de segurança no banco da frente reduz em 45% o risco de morte, e no banco de trás, em 75%. Isso demonstra que estamos falando de um importante instrumento para as ações de fiscalização de saúde. Temos que investir em ações educativas para mudar esse quadro”, destacou o ministro da Saúde, Arthur Chioro.

De acordo com o ministério, o uso na parte de trás do veículo tem o mesmo grau de importância, pois reduz o risco de morte em uma colisão ao impedir que o corpo dos passageiros seja projetado para frente, atingindo o motorista e o carona. Em 2013, um levantamento da Rede Sarah apontou que 80% dos passageiros do banco da frente deixariam de morrer se os cintos do banco de trás fossem usados com regularidade.

26 DE JUNHO DE 2015 POR WILSON VIEIRA

29 jun 2015 - Radar NacionalVoltar