NOTÍCIAS » LEI SECA - UM EM CADA QUATRO MOTORISTAS SE RECUSA A SOPRAR O BAFÔMETRO

Lei Seca. Teste flagrou 363 condutores embriagados até ontem


Um em cada quatro motoristas se recusa a soprar o bafômetro


Blitze são realizadas em regiões com maior concentração de bares na capital



Publicado no Jornal OTEMPO em 05/09/2011


FLÁVIA MARTINS Y MIGUEL



Um em cada quatro motoristas abordados nas blitze da Lei Seca, realizadas na capital e região metropolitana desde 14 de julho, recusou-se a soprar o bafômetro. De acordo com o balanço da Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), até a madrugada de ontem, dentre as 3.923 pessoas paradas por policiais militares durante a fiscalização, 965 disseram não ao teste.


Desde o início de agosto, com o endurecimento da aplicação da lei no Estado, todos os condutores


passaram a ser obrigados a realizar o teste de concentração de álcool no sangue. Os que recusam têm, agora, a carteira de habilitação apreendida e alvo de multa no valor de R$ 957, assim como os motoristas flagrados embriagados.


No levantamento da secretaria, a quantidade de condutores que misturaram álcool ao volante ficou abaixo dos 10% do total dos abordados nas blitze. Dentre os 363 infratores, 95 apresentaram teor etílico acima de 0,34 mg/l. Eles foram multados, tiveram a carteira recolhida e agora são alvo de processo criminal.


São realizadas semanalmente de quatro a dez blitze na capital e região metropolitana. No último fim de semana, 15 pessoas tiveram a carteira apreendida e foram multadas, após o bafômetro ter detectado concentração de álcool acima do permitido. Sete motoristas foram flagrados sem carteira de habilitação.


Em Perdões, no Sul de Minas, um funcionário da prefeitura da cidade foi preso com sinais de embriaguez depois de se envolver em um acidente, ontem, no centro do município. Ninguém se feriu.


Novos radares em operação


A partir de hoje, seis novos radares entrarão em operação em estradas estaduais da região metropolitana. O excesso de velocidade será alvo de fiscalização eletrônica na MG-424, entre Vespasiano e São José da Lapa, MG-020 (entre o bairro Primeiro de Maio e Santa Luzia) e LMG-808 (em Nova Contagem). Até o fim do ano, serão implantados um total de 101 equipamentos. (FMM)

08 set 2011 - SIPROCFCMGVoltar