NOTÍCIAS » MACRORREGIÃO CENTRO-SUL APRESENTA MELHORA EM TODOS OS ÍNDICES E AVANÇA PARA A ONDA BRANCA

A macrorregião de Saúde Centro-Sul de Minas Gerais poderá avançar para a onda branca do plano Minas Consciente, que permite a reabertura segura de atividades como autoescolas, lojas de artigos esportivos e floriculturas.

A decisão foi tomada pelo Comitê Extraordinário Covid-19, nesta quarta-feira (08/07/20), após o grupo técnico constatar que a região apresentou melhora nos dois principais índices (leitos/ocupação e taxa de contaminação) considerados para avanço ou retrocesso nas ondas. A mudança passa a valer a partir do próximo sábado (11/07/20), com a publicação no Diário Oficial.

Dessa forma, os CFCs das cidades abaixo já poderão reabrir suas sedes, desde que a prefeitura local tenha aderido ao plano, além de seguir as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). “Preciso que quem esteja nestas cidades confirme se a prefeitura já se pronunciou, para que possa organizar a reabertura”, solicitou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias.

Clique aqui para ver a lista de cidades que fazem parte da macrorregião Centro-Sul

Destas, 37 cidades aderiram ao plano Minas Consciente. São elas:
Alto Rio Doce
Antônio Carlos
Barbacena
Barroso
Bom Sucesso
Capela Nova
Caranaíba
Carandaí
Cipotânea
Conceição da Barra de Minas
Conselheiro Lafaiete
Coronel Xavier Chaves
Cristiano Otoni
Desterro de Entre Rios
Desterro do Melo
Dores de Campo
Entre Rios de Minas
Ibertioga
Ibituruna
Itaverava
Jeceaba
Lagoa Dourada
Lamim
Nazareno
Ouro Branco
Piedade do Rio Grande
Piranga
Queluzito
Resende Costa
Rio Espera
Santa Cruz de Minas
Santana do Garambéu
Santana dos Montes
São Brás do Suaçuí
São João del-Rei
São Tiago
Senhora dos Remédios

clique aqui para conferir a lista de municípios em todo o Estado que aderiram ao Minas Consciente

Adesão

O governador Romeu Zema destacou que os bons resultados apresentados durante o momento mais crítico da pandemia, com pico previsto para a próxima segunda-feira (13/07/20), podem estar relacionados ao cumprimento dos protocolos propostos pelo Minas Consciente.

“A região Centro-Sul possui a maior taxa de adesão do estado, com 37 dos 51 municípios inscritos no plano. Ela tem tido um número de casos bem inferior à curva de Minas, com capacidade de reserva em seu sistema de Saúde. Por isso, está avançando uma onda neste momento. O que eu gostaria é que nas próximas semanas, após o pico da pandemia, outras regiões venham a trilhar o mesmo caminho”, afirmou.

Com o avanço, a Centro-Sul se une às macrorregiões de Saúde Leste do Sul, Norte e Sul, que continuam apresentando taxa de ocupação de leitos controlada até o momento e seguirão os protocolos da onda branca por mais uma semana.

As outras dez regiões do estado serão mantidas na onda verde, quando é permitida a abertura somente de serviços essenciais, a exemplo de padarias, supermercados e farmácias.

Onda branca
As macrorregiões de Saúde Centro-Sul, Leste do Sul, Norte e Sul deverão seguir os protocolos da onda branca do plano Minas Consciente.

Onda verde
As macrorregiões de Saúde Centro, Noroeste, Nordeste, Jequitinhonha, Leste, Vale do Aço, Sudeste, Oeste, Triângulo do Sul e Triângulo do Norte ainda não apresentam índices favoráveis para a retomada de novos setores econômicos. A relação entre o número de leitos e a incidência de novos casos, além do tempo médio para internação após solicitação, não permitem uma folga confiável se a demanda crescer em decorrência da reabertura de novos estabelecimentos.

A orientação é que os municípios dessas regiões continuem seguindo os protocolos previstos na onda verde, para preservar a saúde da população e a capacidade de atendimento do sistema de saúde local.

Publicado em 09/07/2020 às 11:26

09 jul 2020 - Minas Consciente - c/Comunicação -Siprocfc-MGVoltar