NOTÍCIAS » MISSÃO NO RIO GRANDE DO SUL INSPIROU PROPRIETÁRIOS DE CFCS MINEIROS A ESTIMULAR O NEGÓCIO

Um grupo de 24 empresários de CFCs de todo o Estado, incluindo o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias; e o vice-presidente, José Mário Rodrigues; esteve em visita técnica, na última semana, no Rio Grande do Sul, para conhecer o modelo de negócio dos CFCs de lá. A missão é parte do projeto do planejamento estratégico, de iniciativa do Siprocfc-MG, que tem o objetivo de aprimorar o conhecimento dos proprietários de CFCs. Com custeio de cada empresário, a viagem mostrou a realidade de um local onde há o melhor modelo de formação de condutores do país. Interessado no projeto, o Detran-MG também enviou o assessor especial da Divisão de Habilitação, Wagner Felix, para representar o órgão na visita.

Durante os dois dias de viagem, os empresários mineiros puderam ver na prática tudo que está sendo proposto no planejamento estratégico, que está sendo conduzido por especialistas. "Não temos o objetivo de copiar o modelo do Rio Grande do Sul, pois são realidades diferentes, mas as referências serviram como parâmetro para mudar nosso direcionamento. O que vimos pode ser replicado, mesmo dentro de nossa realidade", explicou o presidente Alessandro. Para ele, foi uma experiência enriquecedora e única, que também teve o objetivo de mostrar aos empresários que existe uma nova realidade e que um nível de profissionalização muito maior pode ser incorporado aos respectivos negócios, usando como exemplo os CFCs gaúchos. Além disso, mudanças podem ser implementadas a curto prazo, como o uso de hastes para fazer a baliza.

A ideia foi encerrar o planejamento estratégico, que começou em novembro, mostrando, em um cenário prático, tudo que foi desenvolvido durante os vários módulos. No início do dia, a turma participou de treinamentos em sala cedida pelo Sindicato dos Centros de Habilitação de Condutores Auto e Moto Escolas do Estado do Rio Grande do Sul (SindiCFC) e à tarde visitaram o CFC Flora, em Guaíba, que é de médio porte, e no outro dia o CFC Valderez, autoescola de grande porte (eles têm quase 200 colaboradores e uma frota de quase 100 veículos, entre moto, carro, ônibus e carreta), situada em Novo Hamburgo, cidades próximas à Porto Alegre.

Os empresários mineiros puderam ver a estrutura, como é feita a gestão de pessoas, novos serviços, novos negócios, processos, organização, futuro, em locais onde o cidadão já realiza tudo que precisa no processo de formação, desde a avaliação médica e psicológica, à coleta de foto, digital, assinatura, pagamento das taxas e até o recebimento da CNH, posteriormente. Até motopista os CFCs de lá possuem, inclusive com realização dos exames práticos.

Além dos CFCs, a visita técnica também contemplou ida ao Detran-RS, na qual o diretor de habilitação do órgão de trânsito gaúcho mostrou como é o procedimento por lá, inclusive o atendimento ao cidadão é todo feito nas autoescolas, que realiza todo o processo: abertura da pauta, renovação da CNH, recebimento das CNHs de motoristas que precisam cumprir suspensão do direito de dirigir, tudo isso com muito critério e rigor que possa envolver a permissão que os CFCs têm na prerrogativa de prestar serviço em nome do Estado. “Todos saem ganhando, tendo o cidadão como maior beneficiário, pois ele tem pontos de atendimento em todo o Estado e, de uma forma bem efetiva, resolve tudo no mesmo lugar. Só precisa agendar horário em função da pandemia”, esclareceu Alessandro. “A ideia agora é aprofundar em outras áreas para que possamos estimular outros empresários a se profissionalizarem dentro do planejamento estratégico. Buscar novas soluções e novas ideias, para que os setor esteja preparado para enfrentar o cenário que temos pela frente, e que fatalmente vai exigir grande mudança de todos”, concluiu.

Clique aqui e veja mais fotos!

14 dez 2020 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar