NOTÍCIAS » MOTO INVADE ÁREA DE PEDESTRES NO CENTRO

PBH alega que extensão do Viaduto Santa Tereza pertence a condomínio, mas síndico garante que o espaço é público
Junia Oliveira
Beto Novaes/EM/D.A Press
Sem permissão de ninguém, motociclistas transformaram em estacionamento faixa do Edifício Sulacap

A falta de respeito às leis de trânsito avança e ganha, a cada dia, as mais diversas facetas pelos corredores de Belo Horizonte. Bem no Centro, um dos espaços mais movimentados se tornou sinônimo de má educação e de negligência. Motoqueiros transformaram em estacionamento um local destinado à passagem de pedestres, na Avenida Afonso Pena, entre os números 941 e 971. O lugar é uma faixa de domínio entre os edifícios Sulacap e Sulamérica, com vista e acesso ao Viaduto Santa Tereza.

As motos sobem o passeio em meio a quem transita pela Afonso Pena. Poucos minutos é o suficiente para perceber o entra-e-sai dos veículos. Segundo comerciantes, no fim da tarde e início da noite, a situação é ainda pior e chega a ser perigosa, pois o ponto de ônibus em frente aos prédios fica lotado e o fluxo de pedestres também é maior. Dono de um estacionamento na Rua da Bahia, Hélio José de Almeida, de 68 anos, se sente diretamente prejudicado. “Quem está estabelecido, pagando imposto com tudo certinho, está sendo prejudicado. Se aqui não paga para deixar a moto, não há faixa azul nem nada, não vão parar em estacionamento particular”, afirma.

Ele conta que fez denúncia à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) no início do mês, por meio do telefone 156 e à Ouvidoria da BHTrans, mas ainda não obteve resposta. “Não há permissão nem dos síndicos dos condomínios nem da prefeitura. Procurei os órgãos competentes e me disseram que os mendigos fazem uso desse espaço, mas essas pessoas não têm motos. Queremos uma solução, pois os motoristas estão começando a parar carros também. Por volta das 19h, a situação fica inviável e os condutores não têm o menor pudor em transitar no meio dos pedestres e de atravessar o passeio com o ponto de ônibus cheio”, completa.

O síndico do Edifício Sulamérica, Reinaldo Costa, afirma que o estacionamento irregular não traz problemas ao condomínio. “Incomoda por não ser permitido e as pessoas adotarem essa postura. Motoqueiros e motoristas não respeitam o espaço de ninguém. Isso é geral. O povo não tem cultura nem educação. Por fim, alguém acaba explorando o lugar, pois tem sempre um para levar vantagem. Isso tem que acabar”, desabafa.

O responsável pelo condomínio Sulacap, Paulo Vecchio, também não se sente diretamente prejudicado, mas se diz impressionado com a falta de respeito. “A continuação do viaduto nunca foi estacionamento de moto, mas de uns tempos para cá, principalmente depois da instalação de alguns cursinhos nas imediações, passou a ser. O mau uso compromete a segurança de pedestres e tudo o que puder prejudicar o estará fazendo”, relata.

A assessoria da PBH informou que a BHTrans não age, pois o local pertence ao edifício Sulamérica. Acrescentou que o terreno foi desapropriado há vários anos para se construir a ligação direta da Avenida Afonso Pena com o Viaduto Santa Tereza, mas o projeto não teve sucesso. Por isso, foi vendido ao condomínio, cuja única obrigação seria deixar o vão aberto para não se perder a visão do viaduto. O síndico Reinaldo Costa nega: “Se o espaço fosse nosso, faria um centro cultural, não um estacionamento”.
20 mai 2008 - Estado de MinasVoltar