NOTÍCIAS » MOTOCICLISTA: CUIDE DA SUA SEGURANÇA COM ATITUDES RESPONSÁVEIS

Ao mesmo tempo em que oferecem praticidade, economia, agilidade, as motocicletas também requerem de seus condutores, posturas e comportamentos onde a atenção e o respeito às regras de trânsito devem ser prioridade. Afinal, elas não oferecem a mesma proteção ao seu condutor que os outros veículos motorizados. No trânsito, o motociclista é o responsável pela própria segurança – e também a das demais pessoas com as quais compartilha as vias. Exatamente por isso, ele não deve negligenciar as regras e os equipamentos para sua proteção.

Além disso, condições do tempo, como a chuva, por exemplo, representam maior risco aos motociclistas, que devem manter suas motos sempre nas melhores condições mecânicas possíveis, sob pena de terem de enfrentar situações não desejadas e arriscadas nas vias e nas rodovias. Qualquer falha mecânica, ou deslize do tipo, pode resultar em sério acidente com danos expressivos à integridade física de seu condutor ou das pessoas que ele eventualmente esteja transportando.

Para evitar que situações assim aconteçam, a manutenção é fundamental. E, como ela, o uso de equipamentos de proteção (sejam obrigatórios por lei ou não), indispensáveis. Capacete sem trincas ou ranhuras, bem afivelado e com correias em boas condições, pode fazer a diferença entre um ferimento grave ou não, em caso de acidente. A viseira sempre baixada, ainda que nas altas temperaturas de Verão, da mesma forma, é capaz de evitar danos à face ou aos olhos do motociclista no caso de algum objeto ou inseto atingir seu rosto enquanto dirige, ou ainda, provocar sua perda de equilíbrio e a consequente queda, causando danos a si próprio ou a outras pessoas.

Motociclista consciente sabe que calças, jaquetas grossas e luvas têm a finalidade, não de aquecê-lo em dias frios, mas de garantir que, em caso de acidente, não se machuque com gravidade. As botas de solado grosso, e de preferência de borracha, devem ser usadas para proteção de seus tornozelos e para que seus pés não deslizem dos pedais. As mulheres motociclistas, do mesmo modo, jamais devem conduzir com saltos altos, chinelos, sandálias rasteiras, assim como de vestido ou saia, por exemplo. Conduzindo sua moto ela deve priorizar a segurança, não a vaidade. Portanto, roupas e calçados adequados para dirigir motocicleta devem também estar entre suas preocupações. Carregar bolsas no guidão da moto ou nos braços enquanto dirige também é atitude inadequada para mulheres motociclistas.

Nunca trafegar em velocidade acima do limite estabelecido para a via pela qual transita; não ultrapassar o sinal; respeitar os cruzamentos, a distância segura lateral quando trafega em corredor entre outros veículos, são também o diferencial entre o motociclista consciente, que deve transitar sempre com o farol de sua moto aceso. Agindo desta forma o motociclista faz a melhor escolha, a que pode fazer a diferença e garantir a preservação não apenas de sua vida quanto de outras pessoas com as quais compartilha as vias.

Lembre-se: no trânsito, o sentido é a vida!


11 jul 2019 - Programa Laço Amarelo (Maio Amarelo)Voltar