NOTÍCIAS » MOTORISTAS PODERÃO COMUNICAR ACIDENTES DE TRÂNSITO PELA INTERNET.

Motoristas poderão comunicar acidentes de trânsito pela internet

Com o novo sistema, cidadão preencherá formulário e enviará foto pelo celular

Portal do Governo do Estado do Rio de Janeiro

O motorista que se envolver em um acidente de trânsito sem vítima poderá fazer o Boletim de Registro de Acidente de Trânsito (Brat) pela internet. Para isso, especialistas em Tecnologia da Informação da Polícia Militar estão desenvolvendo, em parceria com o Sindicato das Seguradoras do Rio, um sistema para abrigar as informações que deve entrar em funcionamento no fim deste ano.
De acordo com a PM, o serviço online vai evitar que carros envolvidos em acidentes atrapalhem o trânsito. Além disso, viaturas destinadas ao policiamento e ao atendimento de ocorrências mais graves não ficariam retidas em ocorrências de trânsito.
– A ideia é fazer um sistema simples, com passo a passo, para que qualquer pessoa possa utilizar. Antes, a pessoa tinha que ir à delegacia e pedir cópia do documento. Com esse sistema, o motorista fará tudo pela internet: preencherá as informações requisitadas e até enviará a foto pelo celular, que servirá como prova. Depois de validado, o Brat poderá ser impresso pelo cidadão – disse o tenente-coronel.
Convênio foi assinado pela PM e empresas da área de seguro
O convênio, que permitirá a implantação do sistema on-line, foi assinado na segunda-feira (6/8) pela PM e por empresas da área de seguro. Desde dezembro de 2011, nos acidentes em que não há vítimas, os motoristas solicitam o Brat à unidade de PM mais próxima, sem necessidade de ficar no local.
O Escritório de Análise Criminal da PM fez levantamento na época da implantação da medida. Somente no período de 1º de outubro de 2010 a 30 de outubro de 2011, a polícia atendeu a mais de 717 mil modalidades de ocorrências. Desse total, cerca de cem mil eram acidentes de
trânsito sem vítima.

09 ago 2012 - Portal do Governo do Estado do Rio de JaneiroVoltar