NOTÍCIAS » NOVO TALÃO DE ESTACINAMENTO ROTATIVO

Novo talão vem com bônus
Jair Amaral/EM
O industrial Marcos Braga espera pequeno ganho ao pagar menos por tempo menor
Os novos talões do estacionamento rotativo em Belo Horizonte podem ser encontrados nos pontos-de-venda a partir de hoje. Além de nova formatação, quem usa o serviço vai poder parar gratuitamente por mais 20 minutos em áreas cobertas pelo sistema. A expectativa dos cerca de 44 mil motoristas que precisam dos espaços na cidade é grande. As folhas não serão mais preenchidas a caneta. Elas serão como raspadinhas e terão dois campos. O primeiro mantém a forma tradicional para os estacionamentos de uma, duas ou cinco horas. O segundo tem uma área especial destinada ao tempo extra.

O motorista não vai mais marcar um “x”. Deverá raspar os espaços que indicam dia, mês, ano, hora e minuto. A única exigência é que a folhinha seja usada pelo mesmo veículo. Os dois campos podem ser usados independentemente em horários e dias diferentes, mas é proibido destacá-los ou vendê-los separadamente. O preço cobrado atualmente (R$ 2,40) não será alterado.

A contadora Maria Matilde da Silva Azeredo, de 52 anos, acha boa a mudança, mas teme ter de economizar de um lado e gastar de outro. “Pago o rotativo com prazer, pois uso o espaço público. Mas o maior problema são os flanelinhas. Entro num banco e tenho uma tolerância, mas, se eu não der dinheiro a eles, tenho meu carro arranhado e o pneu furado. Às vezes não temos onde parar, pois eles reservam vagas. Assim, é melhor deixar o carro em um estacionamento particular e evitar dor de cabeça. A BHTrans deveria olhar isso com cuidado”, afirma.

O industrial Marcos Braga, de 52, também é favorável ao bônus. “A partir do momento que não temos que pagar, é um ganho. Às vezes, você pára um pouco para resolver um problema e tem que pagar por todo o tempo da folha. Espero que melhore realmente”, diz.

A medida vai beneficiar, principalmente, quem tem compromissos rápidos, pois poderá usar o bônus e estacionar gratuitamente em qualquer área de rotativo, não tendo mais que pagar pelo tempo integral e usar apenas alguns minutos. A BHTrans informa que as folhas antigas em circulação ainda poderão ser usadas.

Pesquisa feita ano passado mostrou que 52,9% dos veículos estacionados nas áreas dos rotativos, o equivalente a 23,2 mil por dia, não tinham a folhinha. Levantamento anterior verificou que, entre os motoristas que param até 20 minutos, o percentual de infração chega a 70%.
22 abr 2008 - Estado de MinasVoltar