NOTÍCIAS » NÚMERO DE REPROVADOS EM EXAMES DE DIREÇÃO É ALTO EM JUIZ DE FORA

Para delegado de trânsito, topografia da cidade influencia na avaliação; Contran exige de alunos uma aprovação mínima de 60%.
Uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que os centros de formação de condutores tenham índices de aprovação acima de 60% para continuar credenciados. No entanto, em 2013, nenhuma das 32 autoescolas de Juiz de Fora conseguiram atingir esse índice. Nos dois primeiros meses de 2014, a média de aprovação foi de 26%.
Em 2012 os índices de reprovação ultrapassaram a média de 80%, chegando a 85% em outubro. Em 2013, segundo estimativa do Departamento de Trânsito (Detran) do município, a realidade não foi diferente. O número baixou, ficando um pouco acima de 75%.
De acordo com o instrutor Moisés Pires, alguns examinadores são exigentes, mas para ele, grande parte das reprovações é devido ao despreparo dos alunos. "Pelo que temos observado, a maioria das reprovações é porque o aluno não está preparado para fazer o exame. Ele foca principalmente no exame e não se preocupa em treinar e aprender", explicou.
O Detran orienta para que a rigidez nas provas aumente e que passem no exame apenas os condutores que estiverem realmente preparados e seguros. Segundo o delegado de Trânsito de Juiz de Fora, Rogério Couto, a ideia é fechar o cerco para todo e qualquer candidato que não apresente técnica, conhecimento e segurança para dirigir.
E de acordo com ele, o trânsito cada vez mais tumultuado e a topografia acetuada exige habilidade dos condutores. "É preciso exigir muito dos candidatos porque o trânsito é muito mais sério do que o exame, que é um teste restrito. No dia a dia a pessoa vai se deparar com uma série de situações que ela não espera e talvez nem esteja preparado ainda. Vai conseguir adquirir o preparo com anos de direção", destacou.
28/03/2014 19h23 - Atualizado em 28/03/2014 19h40
(Foto: Reprodução/TV Integração)
Leia a notícia no site! Clique aqui!
ASSISTA AO VÍDEO! Clique aqui!
01 abr 2014 - Site G1 (Zona da Mata)Voltar