NOTÍCIAS » OBRAS PARA MELHORAR O TRÂNSITO EM BELO HORIZONTE

Tráfego tem nova promessa
Prefeitura de BH anuncia pacote de 148 obras de longo prazo para amenizar gargalos no trânsito. Intervenções do Viurbs, boa parte estudada há anos, podem integrar OP Digital
Pedro Rocha Franco
Emmanuel Pinheiro/EM
Alargamento da MG-5, ligação de Sabará com Belo Horizonte, é uma das melhorias prometidas há anos que integram plano anunciado ontem

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) anunciou ontem um ambicioso pacote para diminuir os gargalos no trânsito da capital. O Programa de Estruturação Viária de Belo Horizonte (Viurbs) prevê 148 obras, orçadas em R$ 2,5 bilhões, a serem executadas a longo prazo. Dez delas são consideradas prioridade (veja quadro) e podem ser incluídas no Orçamento Participativo Digital (OP Digital) deste ano, que vai eleger, por consulta popular via internet, uma lista de intervenções para a cidade. Um dos principais objetivos do plano é desafogar o hipercentro, a Cidade Industrial (Contagem), o entorno da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Venda Nova, regiões que mais concentram o tráfego. Apesar do anúncio, boa parte das intervenções está longe de ser novidade e é aguardada há bastante tempo por moradores de várias regiões.

Segundo a consultora técnica da Secretaria Municipal de Políticas Urbanas da PBH, Maria Caldas, para realização do estudo foram percorridos 3,4 mil quilômetros em veículos com GPS (sistema de posicionamento via satélite) e foi identificada a velocidade média nos principais corredores da capital. “A situação do hipercentro é preocupante, mais de 400 mil veículos passam por lá diariamente. A velocidade média de um ônibus não ultrapassa os 6 quilômetros por hora, o que dificulta o deslocamento de milhares de pessoas”, afirma.

O ranking de empreendimentos prioritários, orçados em R$ 227 milhões, foi elaborado com base em critérios técnicos, como a capacidade das obras de desafogar os grandes corredores, que convergem para o coração da cidade; a priorização do transporte coletivo; o aumento da fluidez; a inclusão social, com acesso aos principais pólos de emprego e lazer; e a redução da poluição. A ligação da Avenida Tereza Cristina com o Anel Rodoviário encabeça a lista, seguida da abertura de um acesso da Via do Minério para o Anel. São opções para articular melhor o tráfego na Região do Barreiro e na Cidade Industrial.

Maria Caldas diz que o estudo prevê a expansão populacional e da frota, que ultrapassou a marca de 1 milhão de veículos no ano passado. “Com o crescimento da cidade, é preciso refazer parte do sistema viário. O objetivo é melhorar em até 57% a velocidade média dos veículos”, afirma. De acordo com a prefeitura, o edital para construção da nova rodoviária, no Bairro Calafate, na Região Oeste, deve ser publicado no mês que vem e é uma das opções para desafogar o trânsito no hipercentro.

Outra prioridade do programa é valorizar os transportes coletivo e não-motorizado, com o objetivo de inverter a lógica do trânsito na cidade. Atualmente, enquanto os carros de passeio são 78% da frota e transportam 40% das pessoas, os ônibus são 6% e rodam com mais da metade da população (veja arte).Por isso, a prefeitura pretende priorizar os coletivos, construindo corredores exclusivos, e abrir espaço para as bicicletas. “Onde for possível, haverá ciclovias”, promete Maria Caldas.

23 abr 2008 - Estado de MinasVoltar