NOTÍCIAS » ONDA ROXA: GOVERNO DE MINAS IMPÕE RESTRIÇÕES DE CIRCULAÇÃO A DUAS REGIÕES DE MINAS

As restrições mais severas terão validade de 15 dias e serão aplicadas nas regiões Noroeste e Triângulo Norte

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou a criação da onda roxa no programa Minas Consciente, mais restritiva que as demais e equivalente a um lockdown, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (03/03/21). A medida atingirá as regiões Noroeste e Triângulo Norte, incluindo as cidades Uberlândia e Patos de Minas. Ela será obrigatória mesmo a cidades que não tenham aderido ao programa.

Nota do Sindicato: Segundo o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias, exatamente 106 CFCs serão impactados diretamente nos 60 municípios que estão inseridos nas duas regiões que irão para onda roxa (31 destes municípios possuem autoescolas).

De acordo com o chefe do Executivo, as restrições mais severas terão validade de 15 dias. "Espero que seja suficiente, mas estaremos revendo sempre que for necessário", disse.

A mudança ocorre pouco mais de um mês após o governo estadual relaxar regras do programa Minas Consciente, permitindo que mais atividades funcionassem nas cidades adeptas ao projeto mesmo na onda vermelha do programa, até então a mais restritiva.

A decisão vai ao encontro de uma carta aberta divulgada pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), nesta segunda-feira (1°/03/21), em que ele pede que Estados adotem medidas restritivas contra a pandemia e sugeriram lockdown nas cidades das 20h às 6h. De acordo com levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), 18 Estados e o Distrito Federal têm ocupação de leitos de UTI para Covid-19 acima de 80%, o que significa um agravamento simultâneo da pandemia em todo o país, na avaliação da entidade.

Atualmente, a ocupação de leitos de UTI em Minas é de 74% e de enfermaria, 68,5%. Em algumas cidades mineiras, o sistema de saúde aproxima-se do colapso, como em Montes Claros, na região Norte, onde os leitos clínicos do SUS chegam a uma ocupação de 97%.

Por GABRIEL RODRIGUES
03/03/21 - 16h09


Segundo o site Patos Notícias, a onda roxa estabelece:

Suspensão das Cirurgias Eletivas;
Circulação de pessoas apenas para atividades essenciais;
Toque de Recolher – 20h às 05h;
Máscara Obrigatória;
Pessoas com sintomas de gripe não poderão circular;
Proibição de reunião presenciais, inclusive familiares;
Todos os eventos estão proibidos;
Implantação de Barreiras Sanitárias;
Bares e Restaurantes apenas no delivery.

Atividades essenciais permitas: supermercados, mercearias, padarias, farmácias, fornecimento de combustíveis, energia e água, oficinas mecânicas, empresas de TI e telecomunicações, construção civil, indústria essenciais (como de alimentos), lavanderias, funerárias, correios e imprensa.

Punições: As forças de segurança, incluindo a Polícia Militar, estarão nas ruas para garantir o cumprimento das medidas. Os policiais orientarão e em caso de desobediência poderá haver condução/prisão. Multas também poderão ser aplicadas dentro do que prevê a legislação.


Fonte: Patos Notícias (https://patosnoticias.com.br/?p=213876)

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Agência MInas: Governo cria onda roxa no Minas Consciente e decreta fechamento em duas regiões do estado

03 mar 2021 - Site O Tempo OnlineVoltar