NOTÍCIAS » OS TIPOS DE DISTRAÇÃO MAIS COMUNS [E FATAIS] NO TRÂNSITO

Que manter a atenção ao volante é essencial para a segurança no trânsito todo mundo sabe, mas é fato que para o motorista estar concentrado no fluxo de veículos é desafiador. Um simples ajuste no som, o bate-papo com o passageiro, cansaço ou, ainda, o uso do celular, podem distrair o condutor em segundos que podem ser fatais.

Alguns tipos de distração que devem ser evitados foram listados pelo Centro de Experimentação em Segurança Viária – CESVI Brasil. Confira:

DISTRAÇÃO INTERNA

O motorista passa a prestar atenção em algum objeto ou ação dentro do veículo. É o momento em que troca a música, regula o ar-condicionado, ou mantém o olhar mais atento para o painel do veículo. O uso de celulares ao volante agravou esse tipo de distração. E vale lembrar – usar o celular enquanto dirige dá multa – a infração, de natureza média, custa quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o valor da multa é de R$ 127. (Correção do Siprocfc-MG: na verdade, o valor é de R$ 85,13).

DISTRAÇÃO EXTERNA

É outro tipo de distração que influencia muito na condução do veículo. Ela vem de ações que precisam ser realizadas como a leitura de placas em movimento – sim, quem nunca acompanhou a passagem do caminhão na faixa ao lado para visualizar a placa que está bem atrás dele? – outdoors chamativos, belas paisagens ou edifícios e, uma das mais comuns, a curiosidade com um acidente que aconteceu na via – e que pode provocar outro acidente, aliás.

O SONHADOR

O pensamento costuma ir longe quando se está dirigindo. E essa distração, muito comum no tempo atual , também pode provocar acidentes. O ato de sonhar acordado enquanto dirige, permitir-se levar a cabeça para as contas a pagar, problemas familiares ou de trabalho, tiram a concentração do motorista no que é mais importante no momento.

Conforme estudos do (National Higway Traffic Safety Administration), órgão de segurança viária dos EUA, os fatores que mais elevam os riscos de acidentes são: comer ao volante e falar com telefone no ouvido – dobra a chance de acidente; digitar um número no celular – 6 vezes mais chances de acidente; mexer em espelhos – 10 vezes mais chances de acidentes; e digitar mensagens no celular – aumenta em 23 vezes a chance de acidente.

VELOCIDADE

Essas distrações se agravam quando se analisa a velocidade do tráfego, região e condição da via e a quantidade de carros. Para facilitar o entendimento, veja quantos metros o carro percorre em apenas um segundo conforme a velocidade. Isso dá a dimensão do impacto que pode representar um acidente provocado pela distração.

1 segundo a 120 km/h – ≈ 33 metros (equivalente a ≈ 8 carros populares enfileirados)

1 segundo a 100 km/h – ≈ 28 metros (equivalente a ≈ 7 carros populares enfileirados)

1 segundo a 70 km/h – ≈ 19 metros (equivalente a ≈ 5 carros populares enfileirados)

1 segundo a 50 km/h – ≈ 14 metros (equivalente a ≈ 3 carros populares enfileirados)

by Redação , 14 de janeiro de 2016

01 mar 2016 - Radar NacionalVoltar