NOTÍCIAS » PANDEMIA: REGIÕES LESTE E NORDESTE VOLTAM PARA ONDA VERMELHA DO MINAS CONSCIENTE

CFCs das cidades pertencentes a estas regiões, de cidades como Teófilo Otoni e Governador Valadares, terão que suspender as atividades

Edição (19/11/20, 16h58) : citamos erroneamente a cidade de Patos de Minas, mas esta não está nas regiões que terão as atividades suspensas. Pedimos desculpas pelo equívoco]


Infelizmente, com o aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo Covid-19, o Governo de Minas, por meio do programa Minas Consciente, decidiu recuar duas regiões para a Onda Vermelha: Nordeste e Leste. A decisão se deu em reunião do Comitê na tarde desta quarta-feira (18/11/20). Pode haver uma ou outra cidade que não tenha aderido ao programa estadual, mas o impacto é grande. São 66 municípios e 113 autoescolas que serão afetados com a suspensão das atividades.

“Para nosso setor é um grande baque”, lamentou o presidente do Siprocfc-MG, Alessandro Dias. “Na região Leste, por exemplo, após o retorno em maio, tivemos apenas uma semana de interrupção, mas a Nordeste em especial, ficou cinco meses sem exercer as atividades e, agora, mais uma vez, terá o fechamento dos CFCs”, acrescentou. Porém o benefício emergencial ainda está ativo, por conta da extensão do auxílio da parte do Governo Federal. É importante que os CFCs procurem as empresas de contabilidade que os atendem para conferir quantos dias e quais benefícios ainda pode utilizar para que tenham alívio na folha de pagamento.

As deliberações, que acontecem toda quarta-feira após as reanálises das Ondas, passam a valer no próximo sábado (21/11/20). Os exames de modo geral não ficam comprometidos, pois a determinação vale para as atividades comerciais, e não para os exames já agendados. Como é uma decisão semanal, pode ser que, com os números da pandemia estando mais controlados, pode ser que as regiões citadas voltem a permitir a abertura dos CFCs e do comércio (Onda Amarela) ou até mesmo outras regiões regridam para a Onda Vermelha também.

A sugestão para os proprietários de CFCs é que monitorem as microrregiões e os anúncios dos prefeitos de suas respectivas cidades, pois voltamos a viver um período de progressões e regressões. O Siprocfc-MG estará atento e não medirá esforços para ajudar os CFCs que necessitarem.

18 nov 2020 - Comunicação - Siprocfc-MGVoltar