NOTÍCIAS » PARANÁ: ANÁLISE DE RECURSO DE AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA TEM TEMPO REDUZIDO

O tempo de análise do recurso da avaliação psicológica ou de exame médico exigidos para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi reduzido no Paraná. A instalação da Junta Médica e Psicocologia pelo Detran-PR reduziu a espera que levava até oito meses para 15 dias, uma redução de 93%, no caso dos testes psicológicos.

Já os recursos para análise de exames médicos tiveram redução de 62,5% na espera. O tempo passou de 120 dias para 45 dias.

A Junta Médica e Psicológica está prevista na resolução 425 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). É formada por três médicos e três psicológicos especializados em trânsito. “O Governo do Estado, por meio do Detran, buscou uma solução para ampliar a capacidade de atendimento e a capilaridade em diversas regiões”, afirma ao diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

Foram instaladas duas juntas médicas e duas psicológicas em Curitiba, mas a meta do Detran-PR é expandir o atendimento em pólos pelo interior do Estado em Sarandi, Apucarana, Cascavel e Francisco Beltrão.

Como recorrer?
Para recorrer, o candidato reprovado deverá registrar requerimento em um posto do Detran até 30 dias depois da data de lançamento do resultado no sistema de habilitação. O pedido será submetido a análise da Divisão Médica de Medicina e Psicologia da autarquia e o candidato deverá fazer um novo teste.

A avaliação tem duração média de uma hora. O candidato passa por uma entrevista, seguida dos testes psicológicos, que levam cerca de duas horas.

O exame de aptidão física e mental e o exame especial são compostos de anamnese e exame físico completo, além da análise de pareceres e exames trazidos pelo candidato. A duração média é de 20 minutos.

O resultado do exame pode ser consultado no site www.detran.pr.gov.br, na opção “motorista”, na aba “veja o resultado de seus exames”.

by Redação , 28 de setembro de 2015

26 out 2015 - Radar NacionalVoltar