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FERNÃO DIAS
Pedágio começa hoje com pista esburacada
Concessionária da BR-381 cobra tarifa de R$ 1,10 por eixo e monta operação de emergência para arrumar asfalto
Maurício Lara
Sidney Lopes/EM/D.A Press
Trecho de nove quilômetros na Grande BH tem 236 buracos. Recapeamento é recente, mas administradora alega que chuva causou problemas

A Autopista Fernão Dias, concessionária da OHL Brasil que administra a BR-381 de São Paulo a Belo Horizonte, informou ontem que iniciou uma operação de emergência para tapar os buracos nos trechos da rodovia em Minas Gerais. Na edição de ontem, o Estado de Minas contou 236 buracos num trecho de apenas nove quilômetros, na região de Itatiaiuçu, na Grande BH. A OHL alega que os problemas foram causados pelas chuvas que atingem o estado nos últimos dias e confirmou que a cobrança de pedágio terá início hoje – R$ 1,10 por eixo do veículo –, conforme prevê o contrato firmado com a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT). De acordo com a nota, a OHL Brasil tem equipe de 100 homens para tapar os buracos, numa operação emergencial, além de recuperar trechos atingidos por quedas de barreira.

Ao percorrer parte da Fernão Dias, anteontem e ontem, o EM verificou que a pista da BR-381 está mais esburacada justamente nas regiões onde, a partir de hoje, começa a cobrança de tarifa, em Itatiaiuçu e Santo Antônio do Amparo. A concessionária havia feito um recapeamento recente, que não resistiu ao início do período chuvoso. Há buracos em série, obrigando os motoristas a fazerem manobras, e buracos que surgem de repente, assustadores e perigosos, com risco de acidentes, especialmente considerando que é uma pista duplicada, com um tráfego supostamente mais rápido. Os motoristas estão inconformados com o início da cobrança diante de uma pista em condições ruins.

“Pedágio não combina com buraco”, sentencia o motorista Moacir de Paula, que faz regularmente o trecho Belo Horizonte/São Paulo. “Está tudo errado. Tem que arrumar para depois cobrar pedágio. Os buracos que existiam antes voltaram”, reclama o caminhoneiro Geraldo Oliveira. A queixa principal dos motoristas de caminhões e carretas é que a buraqueira está justamente na pista da direita, na qual trafegam os veículos pesados. “Nossa pista está pior. A dos carros pequenos é uma beleza”, observa Gladson Silva Euzébio. Eles denunciam também a qualidade do recapeamento. “Eles tinham que refazer o asfalto porque jogaram apenas uma chapinha por cima. Quem está pagando tem que encontrar a pista em boas condições”, acrescenta Gladson, observando que há muitos trechos em que a água fica acumulada na pista, com risco de derrapagens. Outra queixa é sobre a irregularidade do asfalto e a trepidação que ela causa.

No km 605, entre Oliveira e Carmópolis, há dois buracos paralelos que foram aprofundando com a chuva e com a passagem constante de veículos pesados. “Quando vi, dei em cima do buraco. Me defendi do grandão e caí no pequeno, por sorte. Eles fizeram só um desenho para fazer de conta que arrumaram a pista. Não melhorou em nada”, reclama Valmir Patrício, que conduzia uma carreta de Santa Catarina.

Das oito praças de pedágio previstas para a rodovia, entre Itatiaiuçu e Guarulhos (SP), duas estão concluídas e entram em funcionamento hoje. Na prática, as praças estão concluídas e funcionando, só que a cobrança ainda não havia começado, pois os funcionários estavam sendo treinados. Desde agosto, serviços como resgate, socorro mecânico e inspeção da rodovia foram implantados.

19 dez 2008 - Estado de MinasVoltar