NOTÍCIAS » PERÍODO É DE NEBLINA NAS ESTRADAS E EXIGE ATENÇÃO REDOBRADA

Acidentes em vias nessa condição costumam ser gravíssimos; ONSV dá dicas importantes para condutor enfrentar o problema

O período que vai de maio a agosto exige mais atenção dos condutores de veículos, principalmente em estradas das regiões Sul e Sudeste do país. É exatamente nesses meses que, em especial em áreas de serras, de vales e nas áreas próxima a lagos, em algum momento eles encontrarão a visibilidade nas vias reduzidas por conta da neblina.

Dirigir com neblina, seja ela leve ou densa, exige cuidados dos condutores e atenção redobrada para evitar a ocorrência de acidentes que, quando ocorrem, em geral são de consequências gravíssimas. Por isso, estar alerta e adotar todos os procedimentos de segurança aconselháveis, podem ser o melhor instrumento para salvar vidas nesta condição climática.

O diretor-técnico do OBSERVATÓRIO Nacional de Segurança Viária (ONSV), Paulo Guimarães, destaca que, em caso de neblina, o condutor acender os faróis e a lanterna de neblina, nos veículos que os possuem, é fundamental. Outra observação de Guimarães, diz respeito à velocidade. Se estiver na faixa da esquerda, o motorista que reduzir a velocidade por conta da situação de neblina deve, imediatamente, se transferir para a faixa da direita, que é a apropriada para veículos que transitam em velocidade mais lenta, orienta Guimarães.

Confira abaixo outras dicas de direção segura em trechos com neblina:

1) Reduza suavemente a velocidade ao perceber os primeiros sinais de neblina e mantenha uma distância segura do veículo à frente.

2) Utilize os faróis baixos.

3) Não pare o veículo no acostamento e não ligue o pisca-alerta com o carro em movimento. Se precisar parar, procure um local seguro.

4) Utilize a pintura de faixa e a sinalização do solo como referências para o caminho, já que muitas vezes a visibilidade à frente se resume a poucos metros.

5) Mantenha-se atento a sinais sonoros externos.

6) Atenção redobrada com os veículos que estão à sua frente e na traseira.

7) Como a neblina deixa a pista úmida, evite frear bruscamente; além disto, atenção às curvas acentuadas para não perder o controle do carro.

8) Evite a ultrapassagem.

9) Mantenha a ventilação interna de seu carro, garantindo, com isso, que os vidros não embacem.

10) Mantenha sempre o limpador de para-brisa em boas condições de uso.


31/05/16

07 jun 2016 - Observatório Nacional de Segurança ViáriaVoltar