NOTÍCIAS » PESQUISA MOSTRA QUE MULHERES DIRIGEM MELHOR

Em 2010 a revista Veja publicou em suas páginas uma pesquisa da American Community Survey realizada em Nova York que apontava um resultado que todo mundo sabia, mas nada tinha sido provado cientificamente. Encomendada por um grupo de seguradoras norte-americano, o saldo da investigação apontava que as mulheres de maneira geral dirigiam melhor que os homens. Os resultados destes questionários apontavam os homens como “donos das ruas”, senhores absolutos do tráfego e se sentiam acima das regras porque uma boa percentagem deles sequer usava cintos de segurança na época.

AGRESSIVIDADE
Outro fator que chamou a atenção dos pesquisadores foi a propensão do homem à agressividade e ao risco na condução do veículo. Ficou claro que o consumo de drogas e o álcool estavam ligados a todos estes fatores de risco. Colisões envolvendo motoristas do sexo masculino eram mais severas do que as que envolviam mulheres e 80% dos acidentes nos últimos cinco anos nos quais pedestres ficaram gravemente feridos ou morreram, envolviam homens ao volante. Ao contrário, as mulheres eram mais disciplinadas. A grande maioria usava cinto de segurança e não consumia drogas e nem fazia uso de álcool. Embora o número de homens que dirigiam naquela época fosse quase o dobro das mulheres, ficou provado que proporcionalmente o número de acidentes provocado por elas era infinitamente menor do que o dos homens em quase todos os quesitos.

MUDANÇA
Sendo assim, a pesquisa começou a mudar conceitos de que, dirige melhor quem provoca menos acidentes, dirige melhor quem obedece mais às leis do trânsito e dirige melhor quem anda com mais segurança.
Cinco anos depois, uma seguradora do Reino Unido contratou a Privilege Insurance para fazer outra pesquisa observando desta feita, homens e mulheres dentro e fora dos carros, quase tudo feito no anonimato em frente ao movimentado Hyde Park Corner. Um total de 50 motoristas enfrentaram a avaliação de dentro do carro sem que eles percebessem, enquanto 200 foram assistidos nos cruzamentos. Testados em 14 aspectos diferentes de condução, as mulheres marcaram 23,6 pontos de um total possível de 30, enquanto os homens totalizaram apenas 19,8 pontos.

SE ACHANDO
Outra conclusão da pesquisa da Privilege mostrou que apenas 28% das mulheres achavam que dirigiam melhor que os homens, enquanto somente 13% deles acreditavam que elas eram superiores por trás dos volantes. Na categoria direção defensiva, 4% das mulheres e 27% dos homens deixavam o carro ficar muito perto do veículo da frente. Nestes dois pontos mostrou que a mulher é mais humilde e mais consciente que os homens. Em raras ocasiões quando era possível falar com um deles, os pesquisadores perguntavam se a velocidade que eles dirigiam era a mais apropriada para aquele local. Cerca de 80% dos homens afirmaram que respeitavam a velocidade permitida, mas apenas 64% efetivamente obedeciam à velocidade consentida. Além disso, enquanto mais da metade dos homens aceleraram no sinal amarelo, apenas 14% das mulheres fizeram o mesmo.

MENOS RISCOS
Por outro lado, quando o quesito era cortesia nas estradas, as mulheres também lideraram, com 39%, sempre sendo educadas com outros pilotos, em comparação com apenas 28% dos homens. Em relação à segurança de todos, o resultado final apontou que as mulheres fizeram 23,6 pontos de um total de 30, enquanto os homens marcaram apenas 19,8. Claramente as mulheres criam menos situações de risco e dirigem com mais prudência.
Finalmente, é importante dizer para quem achava que os homens dirigiam melhor que as mulheres, que basta observar o quadro acima os 14 pontos levantados pela pesquisa e fazer o comparativo de quem realmente dirige melhor.

Dirige melhor quem anda com segurança e atenção, que cumpre as leis do trânsito, que tem mais educação com as pessoas e provoca menos acidentes.

“Mulheres são mais interessadas, atentas e cuidadosas”


Magda Melo disse à reportagem que duas ex-alunas suas passaram em primeiro lugar nos exames de direção e hoje dirigem ônibus da Líder e Piracicabana

Magda Melo é formadora de novos motoristas em Uberaba há muitos anos. Ela contou à reportagem do Sobre Rodas que não precisava fazer tanta pesquisa para se chegar à conclusão de que as mulheres dirigem melhor que os homens. “A gente percebe facilmente que a mulher é mais interessada. Ela frequenta as aulas realmente para aprender. Já uma boa quantidade de homens nos contrata apenas para cumprir o total de aulas que a lei determina. Acham que já nasceram sabendo”, explica.

Para Magda Melo, o conceito de bom motorista já mudou faz muito tempo. “Antigamente, a mulher era ridicularizada por dirigir devagar demais com atenção defensiva redobrada. Ela era criticada por ter excesso de zelo e cuidado com o carro, mas hoje isso é passado porque temos mulheres motoristas que dirigem carretas pesadas e ônibus coletivos com muita competência e segurança, esta é a verdade”, finalizou.

23/05/2015

29 mai 2015 - Jornal da Manhã OnlineVoltar